Notícias
15/08/2014
Secretário-executivo do MDIC preside reunião do Conselho de Administração da Suframa
 
Manaus (14 de agosto) - "A aprovação da Emenda Constitucional que estende os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) por mais 50 anos (até 2073) traz segurança jurídica e perspectivas muito promissoras para o processo de desenvolvimento da região". A afirmação é do o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exteiror (MDIC), Ricardo Schaefer, que presidiu a 268a reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), nesta quinta-feira, em Manaus (AM).
 
Schaefer ainda destacou a importância da unificação dos prazos das áreas de livre comércio e ressaltou que o Polo de Manaus passa por um bom momento por estar crescendo acima da média nacional. Como exemplo, ele citou o setor de plásticos que depois de uma queda no número de postos de trabalhos, voltou a ter aumento e recuperou os níveis registrados em 2011.
 
Segundo o secretário-executivo, isso foi possível a partir de ajustes no Processos Produtivos Básicos (PPBs) para garantir mais participação de injeção plástica nos produtos fabricados na região. "O Conselho da Suframa tem respondido a altura da sua missão, que é pensar o futuro da região e os processos de investimentos das empresas que estão aqui", ressaltou.
 
Na primeira reunião do CAS após a prorrogação da Zona Franca, em 5 de agosto, foram aprovados 36 projetos industriais e de serviços, com investimentos totais de aproximadamente US$ 402 milhões no Polo Industrial de Manaus. Destes, US$ 171 milhões são em investimentos fixos. Com os aportes, devem ser gerados 1.727 postos de trabalho, sendo que 346 serão criados com os projetos de implantação.

Fonte: MDIC 
Voltar - Início