Notícias
04/07/2014
Brasil é um país aberto ao comércio exterior, diz Borges
 
Brasília (2 de julho) – Durante o lançamento do portal Brasil Export - Guia de Comércio Exterior e Investimento, hoje de manhã, no Palácio do Itamaraty, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, destacou que o comércio exterior brasileiro alcançou um patamar elevado semelhante ao das demais economias desenvolvidas do mundo. 
 
“Em uma década, nossa corrente de comércio passou de US$ 100 bilhões para quase US$ 500 bilhões, o que mostra como avançamos. O nível de abertura da nossa economia também é comparável ao que pode ser verificado entre os grandes países do Ocidente, como, por exemplo, os Estados Unidos. Portanto, é correto afirmar que o Brasil é um país aberto ao comércio exterior”, disse o ministro. 
 
Borges avaliou ainda a pauta de exportações do Brasil. “Exportamos muitos produtos básicos dos setores agrícolas e minerais. Geralmente, este fato é analisado apenas na perspectiva negativa, mas é importante observar que, diante da crescente e contínua demanda global por estes produtos, isso deve ser entendido também como uma vantagem do nosso desenvolvimento”, considerou. 
 
O ministro disse que o Brasil Export é uma ferramenta adaptada às exigências atuais e foi elaborado para unificar, em um único canal, as informações de diversos órgãos e áreas do governo. O site resulta do esforço conjunto para consolidar os dados relacionados à busca de novos parceiros comerciais e de diversificação da pauta de exportação, bem como para captar investimentos estrangeiros para o país.
 
O guia, elaborado pelo MDIC, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), segue a tendência internacional de compartilhamento de ações entre os diversos órgãos em um único ambiente eletrônico, com layout atrativo e eficiente. O site apresenta versões em três idiomas (português, inglês e espanhol), com conteúdos específicos para o público nacional e externo.

Fonte: MDIC
Voltar - Início