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30/06/2014
Super Buggy negocia exportação para Emirados
 
São Paulo – Os bugues da marca paranaense Super Buggy devem ganhar em breve as ruas e areias dos Emirados Árabes Unidos. A empresa fabricante, a Wake Motors, que fica em Curitiba, está finalizando a negociação com um distribuidor local e tem expectativa de enviar ao redor de 70 carros para a nação do Oriente Médio até o final deste ano, segundo informações de um dos sócios da indústria e diretor de Novos Negócios, Fabiano Isoppo.

O automóvel fabricado pela Wake Motors é um tipo superior de bugue em relação ao que o mercado está acostumado. O Super Buggy é flex, pode usar tanto etanol como gasolina, tem motor Volkswagen 1.6 de 104 cavalos, câmbio de cinco marchas, capota removível, atinge até 180 km por hora de velocidade, faz 19 km por litro de gasolina na estrada e 15 km na cidade, e possui até ar condicionado. Ele é vendido no Brasil por preços a partir de R$ 60.900. Por enquanto a indústria mantém no mercado apenas um modelo, o Way.

O automóvel começou a ser desenvolvido em 2009 e foi lançado no mercado em 2012. “O bugue teve seu auge nas décadas de 60, 70 até 80. Na década de 90 começou o declínio”, afirma Isoppo, complementando que isso ocorreu porque os bugues não acompanharam o avanço tecnológico da indústria de carros. “Decidimos fazer bugue de qualidade”, relata o diretor. A ideia foi atender todo tipo de público, inclusive as mulheres.

A Wake Motors fabrica de 40 a 50 carros ao mês, mas tem metas ambiciosas de produção e mercado. O objetivo da empresa, segundo Isoppo, é ter micromontadoras espalhadas pelo mundo, inclusive no Oriente Médio, onde o local cogitado é o Irã. A ideia é criá-las juntamente com parceiros locais e tornar a empresa uma referência mundial em super bugues.

As exportações do Super Buggy começaram no final do ano passado e já foram enviados carros para México, Angola e Espanha. Só para Angola devem ser enviados 180 carros neste ano. Para o México, a estimativa é mandar 150 bugues. A maioria das vendas ao exterior é feita a distribuidores e não a clientes finais. O diretor de Novos Mercados acredita que há espaço para exportar 200 carros ao ano para Dubai, nos Emirados.

Segundo Isoppo, a Wake Motors tem também negócios encaminhados na Nigéria, Portugal, Croácia, Estados Unidos, Polônia, Chile, Argentina e Espanha. O mercado externo representa ao redor de 10% da produção da empresa, mas a meta é elevar esse percentual para 30%, segundo o diretor de Novos Negócios. No mundo árabe, há interesse pelo veículo na Argélia e foram recebidas consultas do Bahrein, Catar, Kuwait e Marrocos, afirma Isoppo.

O automóvel da Wake Motors serve para cidade, campo e também para areias. De acordo com Isoppo, ele não foi criado para competir com os demais bugues, mas sim com os automóveis esportivos de luxo. A empresa estará presente no Salão do Automóvel deste ano, que vai ocorrer de 30 de outubro a 09 de novembro, no Parque Anhembi, na capital paulista.

A empresa foi criada por três sócios, Isoppo, que é da área de marketing, além de Marcos Celestino, engenheiro mecânico, e Jonas Ziemer, projetista.

Fonte: Anba
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