Notícias
10/06/2014
Inauguração de nova fábrica de máquinas pesadas reforça parceria entre Brasil e China
 
Pouso Alegre - MG (6 de junho) - Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (6) em Pouso Alegre a sede da empresa chinesa XCMG, que produz máquinas pesadas. A multinacional estatal investiu cerca de R$ 1 bilhão na instalação, e vai gerar mil empregos diretos na região. A expectativa é que mais três mil contratações sejam criadas na cidade que entra para o grupo de municípios exportadores de máquinas com alta tecnologia agregada. O ministro Mauro Borges representou a presidenta Dilma Housseff na cerimônia.
 
"O investimento em Pouso Alegre reforça laços comerciais entre Brasil e China, países que hoje são parceiros estratégicos", destacou o ministro. Ele também lembrou a presença do presidente chinês Xi Jinping na reunião de cúpula dos Brics, que acontece logo após a Copa do Mundo em Fortaleza, como estratégica na relação entre os dois países. Segundo o ministro, a presença de Xi Jinping pontua o interesse dos asiáticos em investimentos no Brasil.
 
O vice-presidente mundial da XCMG, Wang Song, falou da estratégia de globalização do grupo e como a planta de Pouso Alegre será referência no projeto de internacionalização da empresa. "Este é um dos maiores investimentos da China no Brasil nos últimos anos", reforçou
 
A empresa
 
A XCMG é uma empresa 100% do governo chinês e é o maior grupo competitivo no setor da maquinaria de construção da China. Os principais produtos produzidos são guindastes, maquinaria de escavação e transporte, escavadoras, maquinarias de construção, manutenção, compactação, concreto, estaca sem escavação, combate a incêndio aéreo, equipamentos de construção de ferroviária e caminhões pesados.
 
Fonte: MDIC
Voltar - Início