Notícias
02/06/2014
CZPE aprova projeto industrial que vai gerar 480 empregos na ZPE de Pecém-CE
 
Brasília (30 de maio) - O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou o projeto industrial da empresa White Martins Pecém Gases Industriais Ltda. para instalação na ZPE de Pecém, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, no Estado do Ceará. A decisão foi tomada em reunião presidida pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ricardo Schaefer, nesta quinta-
feira (29/05), em Brasília.

A empresa atendeu aos requisitos para apresentação de projetos industriais previstos na legislação, principalmente, no que diz respeito à viabilidade econômica, capacidade de integração com as economias local e regional, e colaboração para o desenvolvimento da região de influência da ZPE de Pecém, dentre outros.  

O projeto da White Martins prevê uma planta criogênica de separação de gases industriais para emprego na unidade industrial da Cia Siderúrgica do Pecém (CSP), também localizada na ZPE.

Durante a fase de construção civil, serão gerados 300 empregos diretos. Na montagem da planta, mais 180 empregos diretos serão criados. Com investimento total de R$ 356,8 milhões, será a maior planta de fabricação de gases industriais da América Latina.

O que são as ZPE

As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) são áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem exportados, existindo a possibilidade de
internação de até 20% da produção, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.

As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos e o principal requisito é o seu caráter eminentemente exportador, ou seja, as empresas devem auferir e manter receita bruta decorrente de exportação para o exterior de, no mínimo, 80% de sua receita bruta total.

Fonte: MDIC

Voltar - Início