Notícias
30/05/2014
Estatísticas preliminares do Siscoserv são divulgadas no 5° Enaserv
 
São Paulo (29 de maio) - As primeiras estatísticas de exportação e importação de bens e intangíveis registradas no Siscoserv foram divulgadas hoje pelo diretor de Políticas de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Maurício Do Val, no 5° Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços (Enaserv), em São Paulo. A partir de agosto deste ano serão consolidadas as estatísticas oficiais, que passarão a ser divulgadas com periodicidade a ser definida.

De acordo com o levantamento preliminar, até o momento, o Siscoserv registra 6,6 milhões de operações de quase 23 mil empresas. "Em três anos, o Siscoserv será semelhante ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). É importante dizer que estes dados ainda são preliminares e que algumas informações de 2013 ainda não estão presentes", explicou o diretor do MDIC.

Os principais importadores de serviços brasileiros são: Estados Unidos, Países Baixos e Alemanha. A maior parte das operações ocorre entre empresas matrizes e suas filiais. A exportação de serviços de hospedagem são a categoria de operações mais registradas no Siscoserv, sendo os Estados Unidos, a Argentina e a França os principais importadores.

As moedas mais usadas nas operações são dólar, real e euro. Nas exportações, o estado de São Paulo aparece em primeiro lugar, seguido por Rio de Janeiro. Nas importações, a posição se inverte ficando o estado do Rio de Janeiro em primeiro lugar em função das empresas de petróleo. Na divisão por municípios, a cidade de São Paulo é responsável por 60% das exportações de serviços.

Maurício Do Val destacou que a utilização de mecanismos de apoio ao comércio exterior de serviços ainda é muito pequeno e que estão subtilizados, com poucas empresas usando, por exemplo, o Programa de Financiamento às Exportações (Proex). "Temos condições de alavancar mais estas operações", destacou.

Fonte: MDIC
Voltar - Início