Notícias
30/05/2014
Comércio de serviços no Brasil cresce duas vezes acima da média mundial
 
São Paulo (29 de maio) - Definir uma agenda propositiva para exportação de serviços é o tema do 5° Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços (Enaserv) que está sendo realizado hoje na sede da Fecomercio, em São
Paulo.

Pela manhã, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges, participou do "Painel Especial Sobre as Perspectivas das Exportações Brasileiras de Serviços sob a Ótica das Autoridades e das Lideranças Empresariais", e destacou o crescimento das exportações de serviços no Brasil. "O comércio de bens continua importante, mas o de serviços ganhou muita escala. A participação brasileira ainda é pequena, mas cresce duas vezes acima da taxa mundial", pontuou.

Em seguida, Borges falou sobre a importância do incentivo às exportações de serviços. "Hoje o déficit de serviços da economia brasileira é muito grande, da ordem de US$ 80 bilhões. É daí que atualmente vem o saldo negativo em conta corrente do balanço de pagamentos. Uma forma de diminuir esta diferença é a presença brasileira no exterior. Toda discussão que envolve esses investimentos brasileiros em outros países é substantiva", ressaltou o ministro.

Ele citou como exemplo a experiência do setor de construção civil. "O Brasil é um dos países mais competitivos nesta área no mundo. Temos que pensar de forma pragmática e racional. Se não há política de financiamento dos investimentos brasileiros no exterior, não há exportação de serviços", reforçou. "Vamos ampliar a escala e dar volume para que os sistemas de garantia sejam mais sólidos", analisou.

Instrumentos de financiamento

Durante a abertura do evento o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, lembrou que, das 22 mil empresas já registradas no Siscoserv, apenas mil utilizam algum instrumento de financiamento às exportações. Também participaram do painel o presidente da AEB, José Augusto de Castro, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, e o diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luiz Eduardo Melin Carvalho e Silva.

À tarde, estão programados outros quatro painéis sobre avanços e aprendizados na internacionalização do setor de serviços; iniciativas para alavancagem da exportação de serviços; perspectivas de comércio de serviços no Legislativo e um último painel para apresentar as primeiras estatísticas do Siscoserv.

O Enaserv é realizado pela Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC e pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fonte: MDIC
Voltar - Início