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19/05/2014
Brasil expõe móveis em feira de Dubai
 
A mostra Index ocorre de 19 a 22 nos Emirados Árabes. País terá 12 empresas expositoras nesta edição. Em 2013, evento gerou US$ 800 mil em negócios para os brasileiros.

São Paulo – O Brasil terá 12 empresas expositoras na Index (International Design Exhibition), feira de móveis e decoração que ocorre de 19 a 22 deste mês, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A participação das indústrias é
organizada pelo projeto Brazilian Furniture, promovido em parceria pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Brasileiros fecharam US$ 800 mil em negócios ano passado

As companhias que irão expor são a BRV, Ditália, Eco Design, Multimóveis, Lopas, Politorno, Rotta Móveis, Saccaro, Santos Andirá, Telasul e Unicasa, todas fabricantes de móveis, e a Cristais São Marcos, de peças para
decoração. Esta será a décima participação do projeto Brazilian Furniture no evento de Dubai. Entre os produtos que serão apresentados ao público estão móveis para sala de estar, dormitório, cozinha, área externa e itens de
decoração.

Em 2013, oito empresas brasileiras participaram da Index. Durante o evento, elas fizeram 589 contatos, que geraram US$ 800 mil em negócios fechados e US$ 2,2 milhões em expectativas de negócios futuros. “Sem dúvida, o
aumento no número de empresas [na feira] demonstra maior interesse no mercado [árabe]”, explica Caliandra Cunha, responsável pela área de inteligência comercial do Brazilian Furniture.

Segundo dados da Abimóvel, no ano passado o setor moveleiro do Brasil exportou um total de US$ 1,8 milhão para os Emirados Árabes Unidos, uma queda de 40% em relação a 2012. Mesmo com a redução nas vendas, Cunha
ainda vê o país do Golfo como importante destino para as exportações das indústrias nacionais de móveis.

“Apesar da queda nas exportações, o interesse por esse mercado é crescente, pois é um "hub" para outros mercados do Oriente Médio, como Arábia Saudita, Catar e Omã, além da Índia. Além disso, contribui para o fortalecimento
das marcas nacionais e, consequentemente, para a imagem do móvel brasileiro no exterior”, completa a executiva.

Fonte: ANBA

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