Notícias
30/04/2014
Câmara Árabe firma acordo com Zona Franca de Jebel Ali
 
Documento tem por objetivo promover a cooperação entre as duas instituições. Empreendimento de Dubai quer atrair empresas brasileiras.

Representantes das duas entidades se reuniram na sede da Câmara

São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira assinou nesta terça-feira (29), em São Paulo, um memorando de entendimentos com a Zona Franca de Jebel Ali (Jafza, na sigla em inglês), de Dubai, para promover a cooperação entre as duas instituições. Na segunda-feira (28), a Jafza realizou um seminário na capital paulista para atrair empresas brasileiras à zona franca dos Emirados Árabes Unidos.

“Gostaríamos que a Câmara Árabe fosse a casa de vocês em São Paulo e no Brasil”, disse o vice-presidente de Comércio Exterior da entidade, Rubens Hannun, ao lado do vice-presidente sênior de Vendas da Jafza, Adil Al Zarooni. Os dois firmaram o documento em cerimônia na sede da Câmara.

Zarooni destacou que o seminário de segunda-feira “foi o evento de maior sucesso” que ele acompanhou pela Jafza nos últimos quatro anos. O executivo agradeceu o apoio da Câmara Árabe na organização do encontro e ressaltou que o governo, entidades setoriais e os empresários brasileiros têm trabalhado muito para ampliar as relações do Brasil com os Emirados, e com Dubai em especial.

“Mas precisamos informar melhor as empresas brasileiras sobre como usar esta plataforma [de negócios que é Dubai]”, disse Zarooni. “E a Câmara Árabe é o melhor parceiro para fazermos isso”, declarou.

O cônsul-geral dos Emirados em São Paulo, Saleh Ahmed Al Suwaidi, acrescentou que “é preciso encontrar parceiros confiáveis”. “E eu acredito que a Câmara é o parceiro ideal”, afirmou.

Hannun respondeu que a entidade “se esforça neste sentido” e disse que a assinatura do acordo ocorre num momento de “maturidade” nas relações do Brasil com os Emirados e com Dubai. Para ele, a abertura recente do consulado geral do país árabe na capital paulista demonstra esta evolução.

“Agora nós gostaríamos de ver o dia em que a Câmara terá um escritório em Dubai”, declarou Zarooni. Hannun contou que a entidade chegou a ter um escritório no emirado anos atrás, numa época em que as relações bilaterais não estavam maduras o bastante, que ela está presente hoje por meio da parceria que mantém com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações Investimentos (Apex-Brasil), quem tem um centro de negócios na Jafza, mas reconheceu que “está na hora da Câmara ter uma presença mais forte em Dubai”. “O escritório já está reservado!”, brincou o gerente sênior de Vendas da Jafza para as Américas, Ahmad Bin Harib.

Fonte: ANBA
Voltar - Início