Notícias
30/04/2014
Infra-estrutura é fundamental ao Brasil
 
Segundo ministro da Fazenda, Guido Mantega, para que País volte a ciclo econômico desejável é preciso taxa de investimento anual passar a 7%.

Brasília - Na abertura de um seminário sobre o futuro da economia brasileira no Congresso Nacional, o ministro Guido Mantega, da Fazenda, disse que para que o País volte ao ciclo econômico desejável, a taxa média anual de investimento precisa passar dos atuais 6,1% para 7% ao ano. Segundo declarações desta terça-feira (29), o setor de infra-estrutura têm papel fundamental nessa estratégia.

Números do governo apontam que as movimentações brasileiras no comércio exterior passaram de US$ 120 bilhões, há dez anos, para quase US$ 500 bilhões atualmente. “Isso significa que estamos importando e exportando muito mais e isso cria demanda sobre portos, aeroportos e rodovias. Portanto temos que aumentar oferta de infra-estrutura, senão vira gargalo”, explicou.

Segundo ele, os investimentos incluem setores prioritários como o de construção civil, energia elétrica e petróleo e gás. Mantega voltou a rechaçar a posição de especialistas que afirmam que o governo prioriza o consumo sobre o investimento. “Isso é um equívoco”, garantiu. “Nos últimos 11 anos, [o investimento] cresceu 6,1% [taxa média anual]. Estamos compreendendo [nessa conta] também o período de crise”, explicou.

Fonte: ANBA
Voltar - Início