Notícias
28/04/2014
Embraer prevê demanda elevada nos países árabes
 
Fabricante brasileira estima que nações do Oriente Médio e África irão comprar 530 aviões de modelos para 70 a 130 passageiros em 20 anos. Crescimento do tráfego aéreo ali será maior do que a média mundial.

São Paulo – Companhias aéreas dos países do Oriente Médio e da África deverão encomendar 530 jatos com capacidade entre 70 e 130 passageiros nos próximos 20 anos. Aproximadamente 65% destas encomendas deverão atender ao crescimento dos mercados árabes e 35% serão utilizadas para repor aeronaves antigas. De acordo com informações divulgadas na quarta-feira (23) pela Embraer no Marrocos, os países do Oriente Médio e da África deverão apresentar, até 2023, um crescimento médio de 5,3% a 7,1% por ano no tráfego aéreo, uma expansão superior à prevista para a média mundial, que é de 4,8%.

As previsões da fabricante brasileira de aviões, que atua no segmento de aeronaves com 70 a 130 passageiros, foram divulgadas pelo presidente da Embraer Aviação Comercial, Paulo Cesar Silva, durante a 4ª Marrakesh AirShow, feira de aviação que é realizada na base aérea do aeroporto de Marrakesh até o próximo sábado (26).

“Os jatos de 70 a 130 assentos desempenharão papel fundamental no apoio ao desenvolvimento intra-regional na África e no Oriente Médio, não só pela capacidade de explorar novos mercados, mas também em razão da possibilidade de melhorar as taxas de ocupação com maior flexibilidade”, afirmou Silva na feira, de acordo com um comunicado divulgado pela empresa. Ainda segundo as previsões da Embraer, dos 30 países que apresentarão maior crescimento econômico neste ano, 17 serão do Oriente Médio e da África. Até a quinta-feira (24), a empresa não fechou nenhum negócio na feira do Marrocos.

Aviões executivos

Para a mostra em Marrakesh, a Embraer levou três aviões, todos do portfólio de jatos executivos. Entre eles, foram apresentados o Phenom 300, o Legacy 650 e o Legacy 500, aeronave que deverá começar a operar ainda neste semestre e que pela primeira vez foi levada para o continente africano.

Dos 20 jatos executivos entregues pela empresa no primeiro trimestre deste ano, 14 foram do modelo Phenom 300, de curto alcance, e dois do Legacy 650, de longo alcance. O Legacy 500 poderá voar 5,556 mil quilômetros, distância que permite a realização de voos entre Marrakesh e Riad, na Arábia Saudita, sem escalas, com até oito passageiros a bordo.

Fonte: Agência Brasil
Voltar - Início