Notícias
22/04/2014
Pioneiro terá mais frango para vender ao Oriente Médio
 
Indústria de carne de frango do Paraná pretende aumentar abates e parte deste novo volume deve ser direcionado aos árabes. Exportações para a região vêm crescendo.

São Paulo – O Grupo Pioneiro, indústria de alimentos do Paraná, pretende aumentar o seu abate de frango das atuais 140 mil aves ao dia para 160 mil aves até julho e parte desse acréscimo de volume deverá ir para o mundo árabe. A empresa exporta atualmente para Bahrein, Catar, Omã, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Jordânia e Iraque no Oriente Médio e desde que as vendas para a região começaram, em 2010, elas já cresceram 25%.

As informações são da responsável pela exportação ao Oriente Médio no Pioneiro, Ilonka Eijsink. De acordo com ela, o mercado externo absorve 10% do total produzido pela empresa e o Oriente Médio é o terceiro maior mercado internacional do Pioneiro. O primeiro é o Japão e o segundo é Hong Kong. No exterior, a empresa vende frangos em cortes. Já no mercado doméstico também são comercializados frangos inteiros pesados e processados.

“Como vamos aumentar o número de aves abatidas, também vamos aumentar a exportação para estes países”, afirma Eijsink sobre o Oriente Médio. De acordo com a responsável pelas vendas para a região, há demanda nos países árabes e possibilidade de exportar mais para eles tendo produto. Ela lembra que, com exceção da Arábia Saudita, que produz carne de frango, os demais países do Oriente Médio importam tudo o que consomem nesta área.

Eijsink vê uma demanda em aquecimento na região, com patamares similares ao período anterior à crise econômica de 2008. Ela afirma que em Dubai, por exemplo, os projetos de construção são um bom sinal de mercado e eles voltaram a ser o que eram antes da crise, com vários empreendimentos voltados para a Expo 2020, feira mundial que vai ocorrer em Dubai em 2020 com duração de seis meses.

Com a construção aquecida, o emirado passa a receber mais trabalhadores estrangeiros, da Europa e Índia, aumentando o consumo de alimentos. Eijsink afirma também que grandes redes de supermercados estão se expandindo na região, o que é considerado um bom sinal para o setor no qual atua o Grupo Pioneiro. A empresa participa da Gulfood, feira do setor de alimentos que ocorre anualmente em Dubai, há oito anos.

O Pioneiro, além de ser nome do grupo, é a marca das carnes de frango comercializadas no mercado brasileiro. Para os produtos processados é usada a marca Mana, que também vai para todos os itens vendidos no mercado internacional. No Oriente Médio, no entanto, a empresa usa a marca Al Mana. “O objetivo é mostrar respeito à religião deles e também mostrar que temos um produto abençoado por Deus, por Alá, um alimento que veio do céu”.

Maná é como era chamado o alimento que, segundo os textos bíblicos, Deus enviava do céu ao povo liderado por Moisés que peregrinava pelo deserto em busca da terra prometida. Moisés é considerado um dos profetas pelo Islamismo. De acordo com Eijsink, a marca Al Mana é bem aceita no mundo árabe.

O Grupo Pioneiro tem sede na cidade de Joaquim Távora. A companhia tem duas unidades, uma na qual são feitos o abate e o corte dos frangos e outra na qual são processadas mortadelas e salsichas. Os cortes de frango exportados são todos congelados.

Grupo Pioneiro Site: www.grupopioneiro.com.br Telefone: +55 (43) 3559 8000
Fonte: ANBA
Voltar - Início