Notícias
15/04/2014
Árabes participam de feira para exportar ao Brasil
 
Empresas de quatro países da região estarão presentes na Apas, em São Paulo, de 05 a 08 de maio, para vender produtos como azeite, chás, azeitonas, especiarias e outros. Iniciativa é da Câmara Árabe.

São Paulo - Um grupo de exportadores árabes de alimentos irá participar da 30ª edição da feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas), de 05 a 08 de maio, em São Paulo. Eles estarão em um estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Os árabes que estarão presentes ao evento são do Egito, Líbano, Tunísia e Argélia. Entre os produtos que eles querem vender ao Brasil estão azeite, azeitona, chás de ervas e frutas, sementes, tâmaras, sucos de fruta, alcachofras, picles e laticínios. No total, serão cerca de dez empresas da região interessadas em exportar aos supermercadistas brasileiros.

Estas empresas integram o primeiro Projeto Vendedor promovido pela Câmara Árabe na feira da Apas. “A ação tem o intuito de promover um maior fluxo de produtos árabes no Brasil, para que os consumidores finais e os supermercadistas conheçam o que os árabes têm para oferecer”, destaca Karina Cassapula, coordenadora de Marketing da entidade.

Ela conta que a Câmara Árabe já acertou a realização do Projeto Vendedor com a Apas por dois anos, 2014 e 2015. “A ideia não é fazer uma ação pontual, é fazer mais ações desse tipo, por isso estamos promovendo também fóruns do Norte da África e do Golfo durante este ano. Queremos não só promover as importações dos produtos árabes, mas também os investimentos naqueles países em vários setores”, explica.

A presença dos árabes na feira também conta com o apoio das embaixadas dos países participantes. O estande no qual eles ficarão tem 66 metros quadrados, espaço para exposição dos produtos e mini balcão de degustação. Não haverá rodadas de negócios pré-agendadas e os interessados em conversar com os vendedores árabes podem comparecer diretamente ao estande da Câmara Árabe.

A empresa tunisiana produtora de azeite Al Jazira também estará na feira da Apas, mas com um estande independente. É a primeira vez que a companhia participa de um evento no Brasil.

“Queremos prospectar mercado e expor nossos produtos. Será uma boa oportunidade de mostrar nosso azeite de oliva ao Brasil”, explica Imene Baccouche, representante da empresa da Tunísia. A Al Jazira ainda não exporta para o mercado brasileiro.

Anualmente, a empresa produz 10 mil toneladas de azeite, das quais 60% são exportadas, principalmente, para Líbia e Argélia, mas também para os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Malásia, Japão e China.

Fonte: ANBA
Voltar - Início