Notícias
27/03/2014
Mauro Borges intensifica diálogo com setor exportador
 
Brasília (25 de março) – Em palestra na manhã de hoje para os dirigentes da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), no Rio de Janeiro-RJ, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, disse que a atual política industrial brasileira está alicerçada no tripé: redução de custos dos fatores produtivos; redução de custos do trabalho, com desoneração na folha de pagamento beneficiando mais de 60 setores produtivos; e adensamento da cadeia produtiva, com regimes tributários especiais.

Borges anunciou que está pronta medida que vai reduzir a cumulatividade do PIS/Confins que deverá ser lançada e detalhada em breve pelo governo. Ele também informou que o governo trabalha para o lançamento de um portal único do comércio exterior, para modernizar, simplificar e harmonizar normas, rotinas e procedimentos relativos às operações de importação e exportação de bens e mercadorias, com maior rapidez. “O portal vai reduzir os custos para o exportador no longo prazo, daqui a quatro anos, enquanto que a desoneração do PIS/Confins terá impacto no curto prazo”, comentou.

Aos representantes da AEB, o ministro falou que pretende intensificar o diálogo com o setor exportador brasileiro retomando a agenda de reuniões do Conselho Consultivo do Setor Privado da Câmara de Comércio Exterior (Conex). Questionado sobre a possibilidade de reedição do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra), que vigorou até o final do ano passado, Borges disse que “não desistiu do programa” e que estuda o tema com outras áreas do governo.

Fonte: MDIC
Voltar - Início