Notícias
25/03/2014
Schaefer: Manufaturas dominam comércio bilateral entre Brasil e Colômbia
 
Brasília (24 de março) - Nos próximos anos, a Colômbia deve se consolidar como um mercado expressivo para as manufaturas brasileiras. A avaliação foi feita, nesta segunda-feira, pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer, durante a IV Reunião da Comissão de Monitoramento do Comércio entre Brasil e Colômbia, em Brasília.
 
De acordo com Schaefer, o fluxo comercial entre os dois países cresceu 170% entre 2003 e 2013, de US$ 1,5 bilhão para US$ 4,5 bilhões. “O comércio bilateral entre Brasil e Colômbia tem um grande potencial. Existe uma agenda importante para expandi-lo ainda mais”, destacou o secretário.
 
Schaefer destacou que, em 2013, 87% das exportações brasileiras para Colômbia foram de manufaturas. No fluxo contrário, 56,1% das nossas importações foram de manufaturas. “Há um grande interesse em investimentos de empresários brasileiros na Colômbia e de colombianos no Brasil”, assinalou.
 
Ao final do encontro, que contou com a presença da vice-ministra de Comércio da Colômbia, Claudia Candela, ficou definida a criação de uma série de grupos de trabalho para discutir os fluxos comercias e de investimento entre os dois países. Uma nova reunião bilateral deve ocorrer em outubro na Colômbia.
 
Fonte: MDIC
Voltar - Início