Notícias
20/03/2014
Renai e Mizuho Bank discutem oportunidades de investimentos no Brasil
 
Brasília (19 de março) – Representantes do Mizuho Bank, segunda maior instituição financeira do Japão, com ativos que alcançam US$ 1,89 trilhão, estiveram no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) nesta terça-feira para conhecer oportunidades de investimento no Brasil. A reunião foi organizada pela Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai) da Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC.

Foram apresentados o programa de Governo Federal para atração de investimento na área de logística, com foco para o setor de portos, o programa das Zonas de Processamento de Exportação e as prioridades do setor agrícola brasileiro. Também participaram da reunião representantes da Coordenação do Agronegócio da SDP, do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo o coordenador-geral da Renai, Mário José das Neves, o Japão tem histórico de investimentos no setor agrícola do País, com destaque para o Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (Proceder), que teve início em 1978, com grande contribuição ao desenvolvimento da produção agropecuária no Brasil. “Após o encontro, o Mizuho Bank manterá ainda mais alguns encontros entidades do agronegócio no país, já que o foco é o investimento na produção de soja e milho, tanto em grãos, como em produtos de maior valor agregado e, uma vez feita a avaliação dos setores, do mercado (interno e externo) e do ambiente de negócio no país, o banco deverá recomendar e orientar seus clientes, potenciais investidores japoneses, a reforçarem sua atuação no Brasil”, explica.

A Renai é o órgão da Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC que trabalha com o objetivo de fornecer ao potencial investidor informações úteis ao processo de tomada de decisão. Outras atribuições são o apoio do às estruturas federais e estaduais no desenvolvimento de atividades voltadas à promoção de inversões produtivas e a articulação de medidas de facilitação a novos empreendimentos no país.

Fonte: MDIC
Voltar - Início