Notícias
10/03/2014
Importadores árabes participam de feira de agronegócio
 
São Paulo – Importadores árabes de seis empresas estarão na 15ª Expodireto Cotrijal, feira de agronegócios que ocorre de 10 a 14 de março no município de Não-Me-Toque, no interior do Rio Grande do Sul. Os empresários virão dos Emirados Árabes Unidos, Sudão, Omã, Marrocos, Iraque e Argélia. Eles foram selecionados e convidados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em uma parceria com a organização da Expodireto.

Dos Emirados, a empresa que estará representada é a Al Qudwa Foodstuff, do Sudão é a Dal Engineering, de Omã a Gusto Distribution, do Marrocos a Koutoubia Holding, de Erbil, no Iraque, a Noord Trading Company for Agriculture Machine Parts and Power Transmission, e da Argélia estará a Onab Trade. De acordo com o gerente de Relações Governamentais da Câmara Árabe, Tamer Mansour, elas são importadoras de alimentos e máquinas agrícolas.

“A região sul do Brasil é rica em agronegócios, carnes, frangos, grãos”, afirma Mansour. Essa é a segunda vez que a Câmara Árabe ajuda a organização da Expodireto a trazer importadores do Oriente Médio e Norte da África. Os árabes visitarão a mostra na quarta-feira, 12 de março, participarão das rodadas de negócios com fornecedores brasileiros no dia 13 e visitarão frigoríficos no dia 14, último dia da mostra. Eles serão acompanhados pela Câmara Árabe.

A Expodireto Cotrijal é promovida pela Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, que atua com produção, armazenagem, industrialização e comercialização de produtos do agronegócio. A feira tem como objetivo apresentar as últimas novidades em tecnologia e produtos do segmento, além de ser um ponto de comercialização de commodities, máquinas e outros itens ligados ao segmento. Em 2013, a mostra teve mais de 150 convidados do exterior, de 74 países. Eles participaram de encontros de negócios que geraram US$ 121 milhões.

Neste ano, segundo o coordenador da Área Internacional da Expodireto Cotrijal, Evaldo Silva Junior, serão 77 os países representados. Evaldo é presidente da Via Marketing Brasil, empresa que cuida do Marketing, Mídia e Relações Internacionais da Expodireto desde 2009. Segundo Junior, a parceira da feira com a Câmara Árabe dá a possibilidade de realizar negócios com países árabes respeitando e entendendo as diferenças culturais existentes. O auxílio da Câmara Árabe facilita o entendimento com os árabes, segundo Junior, em função do idioma árabe, que muitas vezes dificulta o fechamento de negócios e acesso àqueles mercados.

A Expodireto tem expositores de várias áreas do agronegócio, como máquinas agrícolas, aviação agrícola, sementes, fertilizantes, biotecnologia, instituições de pesquisa agrícola, sistemas de manejo de solo, produtos da agricultura familiar, bovinocultura e medicamentos veterinários. A mostra também é palco de debates para setores como soja, leite, milho e produção florestal, entre outros.

Fonte: ANBA
Voltar - Início