Notícias
26/02/2014
Câmara de Dubai vai ter escritório em São Paulo
 
Dubai – A Câmara de Comércio e Indústria de Dubai confirmou nesta terça-feira (25) à ANBA que pretende abrir um escritório em São Paulo para ajudar seus 150 mil associados a investir em mercados que ainda não foram totalmente explorados. De acordo com o diretor sênior do Departamento de Serviços Comerciais, Atiq Juma Faraj Nasib, a instituição pretende abrir representações em países que podem ser grandes parceiros das empresas do emirado, e o Brasil “está no radar” da instituição.

Nasib recebeu na sede da Câmara de Dubai, nesta terça-feira (25), o diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, o diretor de Relações Institucionais da entidade, Silvio Abdalla, e o diretor para o Golfo, Mohamad Abdouni. Ainda não há data para abertura da unidade na capital paulista.

“A África é o nosso alvo agora. Depois vamos para outras regiões. Por que sair de Dubai? Temos muitos membros [na Câmara de Dubai] e já saturamos o mercado local. Precisamos encontrar novas oportunidades. Então, vamos para locais que têm a oferecer o tipo produto de que precisamos e que podemos trazer para cá. Outra razão é levantar informações e fazer estudos de outras regiões para os nossos associados. As Américas do Sul e Central têm muitas oportunidades, especialmente no Brasil, um país que fornece alimentos, que tem uma carne de boa qualidade, assim como o frango, e é competitivo”, disse Nasib.

Segundo informações da assessoria de imprensa da organização, o escritório em São Paulo servirá de base para as empresas de Dubai organizarem reuniões com possíveis parceiros locais e para a realização de encontros promocionais.

O escritório será usado também para promover Dubai como um polo internacional de negócios e divulgar os serviços e iniciativas da câmara. A entidade informou que espera que sua representação no Brasil possa direcionar investimentos estrangeiros diretos ao emirado.

No domingo, o subsecretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia dos Emirados Árabes, Abdullah Saleh, já havia afirmado aos diretores da Câmara Árabe Brasileira que o país do Golfo pretende ampliar seus negócios com nações da América do Sul. Na segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores dos Emirados, Anwar Gargash, confirmou que o emir de Dubai, Mohamed Bin Rashid Al Maktoum, visitará o Brasil e outros países do continente em abril.

No encontro desta terça-feira, Alaby e o representante da Câmara de Dubai trataram também da criação de acesso mútuo aos bancos de dados das duas instituições para que associados de ambas possam encontrar informações sobre seus membros e potenciais parceiros de negócios.

Eles conversaram ainda sobre a implantação de um programa de intercâmbio entre as duas instituições. Pela proposta, funcionários da Câmara Árabe Brasileira ficarão um mês na Câmara de Dubai, e vice-versa, para aprender sobre o ambiente de negócios, o dia a dia da instituição e os procedimentos na emissão de documentos.

As mesmas propostas, de dividir o banco de dados e implantar um programa de intercâmbio, foram discutidas com representantes da Câmara de Comércio e Indústria de Sharjah, que receberam os diretores da Câmara Árabe Brasileira também nesta terça-feira. O emirado de Sharjah é vizinho a Dubai. Na segunda-feira, Alaby fez proposta semelhante à Câmara de Comércio e Indústria de Abu Dhabi.

Na reunião desta terça, o vice-presidente da Câmara de Sharjah, Saeed Obaid Al Jarwan, e o diretor geral, Hussain Mohamed Mahmoudi, convidaram Alaby a participar de um seminário que a instituição está preparando para o fim de março. Eles querem que o Brasil tenha um palestrante no evento para falar sobre as principais oportunidades de negócios com o País.

Fonte: ANBA
Voltar - Início