Notícias
12/02/2014
Brasil e Estados Unidos assinam cooperação para investimentos
 
A diretora de Gestão Corporativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Tatiana Porto, e o subsecretário de Comércio dos Estados Unidos, Ken Hyatt, em nome da SelectUSA, assinaram memorando de intenções para facilitar a troca de informações, atendimento e boas práticas, com vistas a facilitar fluxo de investimentos bilaterais. A assinatura ocorreu no final da 11ª sessão plenária do Diálogo Comercial Brasil-EUA, ocorrido em Brasília.

O SelectUSA é um programa do Departamento de Comércio do governo americano que busca investimentos para os Estados Unidos, realizando trabalho similar àquele realizado pela Apex-Brasil no Brasil.

“Os Estados Unidos são um mercado prioritário para o Brasil, não só pelo seu tamanho e importância global - que são indiscutíveis - mas também pelos laços históricos que unem os dois países e seus povos”, disse Tatiana Porto. “Este Memorando de Intenções entre Apex-Brasil e SelectUSA reforça a relação bilateral entre os dois países e, certamente, promoverá o investimento estrangeiro direto bilateral.”

O Estados Unidos continua no topo das prioridades da Apex-Brasil. Em 2013, a Apex-Brasil realizou 1164 eventos, dos quais 38,14% dentro do Brasil (projetos compradores, projetos imagem, capacitação de empresas e empresários etc.). No exterior, o país com o maior número de ações da Agência foi exatamente os Estados Unidos: 186 eventos (15,98%). Em janeiro de 2014, a vocação para fazer negócios nos Estados Unidos continua. Foram realizados dez eventos no país, de diversos setores, como máquinas e equipamentos, têxtil, economia criativa, jóias e bijuteria, entre outros.

“Estamos muito animados com esta oportunidade de trabalhar em conjunto com a Apex-Brasil. As empresas brasileiras estão, cada vez mais, fazendo investimentos nos Estados Unidos, que geram grande número de empregos”, disse o Hyatt.

O memorando cumpre um compromisso fundamental do Diálogo Comercial Brasil-EUA e reforça a forte relação comercial entre os dois países. Segundo os termos do acordo, ambas as partes reforçarão a atuação como pontos focais de contato para os investidores estrangeiros existentes e potenciais que buscam oportunidades de investimento e informações sobre os fluxos de investimento bilaterais. “É um acelerador para facilitar os investimentos de lado a lado, que começa com a inteligência de mercado, passando por orientações burocráticas, fiscais e societárias”, explica Ana Paula Repezza, Gerente Executiva de Facilitação para Negócios Internacionais da Apex-Brasil.

Fonte: Apex-Brasil
Voltar - Início