Notícias
30/10/2013
Brasil apresenta capítulo de comércio e serviços do Plano Brasil Maior na OMC
 
A convite do Secretariado da Organização Mundial do Comércio, o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, apresentou nesta terça-feira em Genebra, na Suíça, o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e outras Operações que produzam Variação no Patrimônio (Siscoserv), e a Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS). Mais 150 países membros da OMC acompanharam a apresentação. Autoridades da União Europeia, Índia, África do Sul, Chile, Turquia e Austrália congratularam o Brasil pela experiência.

Na sequência, houve uma reunião com a Divisão de Estatísticas em Comércio Internacional da OMC que demonstrou o interesse em aprofundar as relações com o Brasil nos temas de estatísticas em comércio exterior de serviços e nomenclatura. O Chefe da Divisão, Andreas Maurer, destacou o trabalho inovador do Brasil nos temas.

Siscoserv e NBS

O Siscoserv é um sistema informatizado, desenvolvido pelo Governo Federal como ferramenta para o aprimoramento das ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas a serviços e intangíveis bem como para a orientação de estratégias empresariais de comércio exterior de serviços e intangíveis.

Esse Sistema guarda conformidade com as diretrizes do Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (GATS) da Organização Mundial do Comércio (OMC), aprovado pelo Decreto Legislativo n° 30, de 15 de dezembro de 1994, e promulgado pelo Decreto no 1.355, de 30 de dezembro de 1994.

O público-alvo do Siscoserv são os residentes e domiciliados no Brasil que realizam operações de comercialização de serviços, intangíveis e outras operações que produzem variações no patrimônio das entidades, com residentes ou domiciliados no exterior, dentre as quais as operações de exportação e importação de serviços.

Já a NBS é o classificador nacional para a identificação dos serviços e intangíveis e viabiliza a adequada elaboração, fiscalização e avaliação de políticas públicas de forma integrada. Visando a competitividade do setor, a Nomenclatura Brasileira de Serviços propicia a harmonização de ações voltadas ao fomento empreendedor, à tributação, às compras públicas, ao comércio exterior, entre outras.

Fonte: MDIC
Voltar - Início