Notícias
19/09/2013
Barbados pede ao Brasil voo direto para transporte de cargas entre os países
 
Brasília (16 de setembro) – O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ricardo Schaefer, recebeu nesta segunda-feira (16), em Brasília, a ministra de Relações Exteriores e Comércio Exterior de Barbados, Maxine McClean, que está no país com uma delegação de autoridades e empresários para discutir o aprofundamento da agenda de cooperação e oportunidades de negócios entre os dois países.

A fim de estreitar os laços comerciais, McClean solicitou que companhias aéreas sejam autorizadas a operar com transporte de cargas entre Brasil e Barbados. Atualmente, apenas o transporte de passageiros é permitido – há um voo semanal direto entre os dois países, operado por uma companhia aérea brasileira. O transporte de cargas é feito via Miami, nos Estados Unidos.

Segundo a ministra, seria “um meio de ampliar as trocas bilaterais, inclusive com as demais ilhas do Caribe”. Schaefer recebeu bem a sugestão e se propôs a encaminhá-la às autoridades competentes. O secretário também disse ver Barbados como um possível hub para as exportações brasileiras para a região. McClean, por sua vez, afirmou ver o Brasil como um excelente mercado fornecedor de bens e alimentos de qualidade.

A ministra também propôs a ampliação da cooperação industrial entre os dois países, com transferência de tecnologia em áreas como agronegócio e fármacos. “Estamos interessados em tecnologias que possam ser adaptadas à nossa realidade e aplicadas em pequena escala”, disse. Schaefer sugeriu conversas com o setor produtivo brasileiro e com institutos e centros de pesquisa a fim de identificar de que forma e em quais áreas essa cooperação poderia se dar.

Fonte: MDIC
Voltar - Início