Notícias
05/09/2013
Para Pimentel, Brasil superou defasagem cambial
 
São Paulo (3 de setembro) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse na manhã desta terça-feira (3) que o Brasil superou a "defasagem cambial que nos atormentou desde 2009”. “O novo patamar do dólar no propicia um conforto que não tivemos nesses últimos anos”, disse, na solenidade de abertura do 5° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo.

A uma platéia de empresários, o ministro voltou a dizer que o governo trabalha com "total senso de responsabilidade" para afastar qualquer risco inflacionário. “Está claro que o juro pode subir e cair quando apropriado”, declarou, ao ressaltar o bom momento pelo qual passa o país, “sem qualquer sinal de desequilíbrio das contas publicas”.

Inovação

Sobre o tema específico do encontro, o ministro disse que o Brasil tem hoje maior quantidade de ferramentas para promover a inovação na indústria nacional, muitas delas construídas a partir da organização dos industriais no Movimento Empresarial pela Inovação (MEI). Como exemplo de mecanismo surgido a partir da demanda da indústria, o ministro citou o programa Pronatec-Brasil Maior, que será lançado em setembro.

Por meio deste programa, o Ministério da Educação e o MDIC pretendem formar 120 mil trabalhadores em áreas definidas regionalmente por setores da indústria. Dessa forma, atende-se diretamente à demanda, aumentando a competitividade e facilitando o emprego do trabalhador treinado.

Fonte: MDIC
Voltar - Início