Notícias
02/04/2013
Câmara Árabe assina acordos em Omã
 
O presidente da entidade, Marcelo Sallum, e o diretor-geral, Michel Alaby, integram delegação do vice-presidente Michel Temer, que está em visita ao país. Convênios têm por objetivo a cooperação e a criação de um Conselho Empresarial.

São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Câmara de Comércio e Indústria de Omã assinaram nesta segunda-feira (01), em Mascate, um memorando de entendimentos com o objetivo de promover a cooperação entre as duas entidades. Foi firmado também o estatuto de constituição de um Conselho Empresarial Brasil-Omã.

A realização dos acordos fez parte da agenda da visita do vice-presidente do Brasil, Michel Temer, a Omã esta semana. O presidente da Câmara Árabe, Marcelo Sallum, e o diretor-geral da entidade, Michel Alaby, integram a delegação brasileira. Do lado omani, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria local, Khalil Bin Mohammed Al-Khonji, firmou os documentos.
“As relações de Omã com o Brasil passam por um momento de transformação e fortalecimento. Hoje Omã é o quinto maior comprador de produtos brasileiros dentro da Liga Árabe e o terceiro dentro do Conselho de Cooperação do Golfo. Quando comparamos o volume das exportações brasileiras entre 2011 e 2012, houve variação de 35% de um ano para o outro. Um crescimento muito expressivo”, afirmou Alaby, após a assinatura dos acordos. Temer e o ministro do Comércio e Indústria do país árabe, Ali Masoud Ali Al Sunaidy, acompanharam o evento, segundo relato do diretor-geral da Câmara Árabe.

Alaby ressaltou que a abertura de uma usina de pelotização de minério de ferro da Vale em Omã contribuiu fortemente para este salto. “Porém, há muito mais que podemos fazer. E vamos fazer”, declarou.

Segundo ele, o memorando de entendimentos assinado pelas duas câmaras vai permitir “maior integração empresarial, uma maior troca de informações econômicas, uma maior presença de missões comerciais brasileiras no Sultanato de Omã e uma maior presença de empresas omanis [no Brasil]”. “Vamos estabelecer uma agenda comum para os próximos anos”, acrescentou.

Para Alaby, a criação do Conselho Empresarial vai abrir uma frente de empresários “que pensem nas relações e criem estratégias de crescimento, seja através do comércio, investimentos ou até mesmo do turismo”. “Esperamos que os empresários possam auxiliar os governos na estratégia de eliminação das barreiras existentes para o fortalecimento das relações econômicas”, destacou.

Mais cedo, Sallum fez uma apresentação aos membros da delegação sobre a economia de Omã. Ele destacou, por exemplo, que o Produto Interno Bruto (PIB) do país deverá crescer 5,1% este ano, após um avanço de 5% em 2012.

Ainda nesta segunda-feira, os brasileiros foram recebidos pelo vice-primeiro-ministro de Omã, Sayyid Fahad Bin Mahmoud. No domingo (31), Temer teve uma reunião com o sultão Qaboos Bin Said, governante do país.

Os integrantes da missão tiveram também um encontro com empresários locais, de acordo com Alaby. Participam da delegação, além de membros do governo e da Câmara Árabe, representantes de empresas e entidades setoriais brasileiras.

Fonte: ANBA
Voltar - Início