Notícias
26/02/2013
Tatiana Prazeres destaca indústria exportadora paranaense
 
Curitiba-PR (22 de fevereiro) – Em apresentação realizada hoje na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, avaliou a dinâmica do comércio exterior do estado. “No Paraná, no ano passado, exportações e importações tiveram aumento, enquanto que, no país, houve registro de uma ligeira queda”, comentou durante a sua palestra ao lado do presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

As vendas paranaenses tiveram crescimento de 1,8% no ano em comparação com 2011 e as compras registraram alta de 3,3% no mesmo comparativo, enquanto que, nacionalmente, esses percentuais tiveram queda de 5,3% e 1,4%, respectivamente.

Tatiana também informou que, em janeiro de 2013, as vendas estaduais de produtos manufaturados tiveram aumento de 4,7% em relação a janeiro de 2012. “O nosso desafio é estimular o aumento das exportações de produtos manufaturados e não, necessariamente, reduzir a participação de produtos básicos na balança comercial, já que esta fatia depende de fatores diversos relacionados a preços de commodities nos mercados internacionais”, analisou.

A secretária também disse aos empresários paranaenses que o MDIC vem atuando em quatro frentes para estimular o comércio exterior: intensificar o processo de simplificação das operações de comércio exterior, aperfeiçoar os instrumentos de defesa comercial, buscar a diversificação da pauta exportadora, em especial de produtos de maior agregação de valor, e ampliar as exportações para economias em desenvolvimento que apresentam taxas de crescimento mais relevantes.

Fonte: MDIC
Voltar - Início