Notícias
18/02/2013
Cosméticos para salões árabes
 
A QOD Cosmetic vende produtos para salões de cabeleireiros em sete países do Oriente Médio e Norte da África. Empresa quer aumentar vendas na região com linha para consumidoras finais.

São Paulo – Os produtos da empresa gaúcha QOD Cosmetic já estão presentes nos salões de cabeleireiros de sete países árabes. Com um distribuidor em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a indústria leva seus cosméticos também à Arábia Saudita, Catar, Iraque, Kuwait, Sudão e Egito.

As vendas para o mundo árabe começaram há cinco anos por meio de uma solicitação de amostras feita pela internet. “Os importadores são libaneses, da mesma região que a minha mãe”, conta Fernando Hilal, sócio da empresa. “Isso se configurou em um excelente negócio, além da amizade que desenvolvemos”, revela o empresário.

Atualmente, a empresa só exporta produtos da linha profissional para os países árabes, mas, a partir de abril, vai passar a exportar também a linha para venda em perfumarias.
“Temos uma linha nova, com 60% de concentração de ingredientes usada na linha profissional e que pode ser vendida para a consumidora final”, afirma Hilal. Ele também conta que os distribuidores árabes virão ao Brasil para receber um treinamento sobre os produtos.

"Interessa-me muito aumentar o market share nos países árabes. Imagino que nossa exportação irá dobrar de tamanho depois que o pessoal de Dubai receber o treinamento", destaca Hilal. De acordo com o empresário, a nova linha traz uma grande expectativa para o aumento das vendas na região.

No ano passado, foram embarcadas 28 toneladas de produtos para os Emirados, 10% do total exportado pela indústria no período. Em janeiro deste ano, a QOD já enviou oito toneladas de cosméticos para o Oriente Médio.

O principal produto da empresa, diz Hilal, é a escova de queratina. “Ela dá um efeito liso de até 120 dias, também faz a recuperação do fio e dá efeito anti-frizz”, ressalta. A indústria tem uma grande variedade de cosméticos capilares, incluindo shampoos, condicionadores, produtos para alisamento, finalizadores, máscaras e ampolas de tratamento, entre outros.

No total, a QOD exporta para 60 países, dedicando entre 70% e 75% de sua produção ao mercado externo. Os principais destinos de suas vendas no exterior são os Estados Unidos, Inglaterra, México, Austrália e os Emirados.

Além de vender os produtos com sua marca própria, a QOD também exporta cosméticos para serem vendidos com marcas de clientes. Entre os países para os quais a empresa faz este tipo de venda estão Egito, Kuwait, Líbia e Argélia. Ou seja, se for levado em conta esse negócio, a presença da QOD vai além de sete países na região.

Fundada há oito anos, a QOD Cosmetic tem sua sede na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A empresa tem 18 funcionários e, em 2012, faturou R$ 20 milhões.

Fonte: ANBA
Voltar - Início