Notícias
15/02/2013
Projeto Latitude leva à ARCOmadrid 10 galerias brasileiras
 
Latitude. Esse é o novo nome do projeto de internacionalização do setor de galerias de arte brasileiras, parceria entre ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea). E é sob esse novo título que o programa inicia o ano de 2013, com uma participação de 10 galerias na ARCOmadrid, importante feira de arte contemporânea espanhola, da qual participam 204 galerias.

No evento, poderão ser vistos os resultados de seu inédito Projeto Incubadora, parceria com a ARCOmadrid que se caracteriza por dar suporte a três galerias com vocação para o mercado internacional, mas que ainda não haviam tido a oportunidade de apresentar a produção de seus artistas em territórios estrangeiros. Foram selecionadas para esta a Incubadora 2013 as galerias Emma Thomas, SIM Galeria e Galeria Jaqueline Martins.

A proposta da incubadora é inovadora: as galerias foram acompanhadas pelo Latitude em todas as etapas de preparação para feira, de forma a esclarecer o passo-a-passo necessário para entrar no mercado internacional de uma forma mais assertiva e profissional. Isso inclui uma assistência no aspecto curatorial e esclarecimentos sobre questões ligadas à logística, burocracia e custos.

A ARCOmadrid organizará no seu calendário de encontros profissionais uma reunião entre a representantes da ABACT e de outras associações de galerias do mundo, como Madri, Budapeste e Berlim. O intuito é trocar experiências e ajudar no estabelecimento de parcerias entre essas entidades.

No dia 15 de fevereiro, Latitude realiza uma festa, em Madri, para celebrar a importante participação brasileira na feira nesta edição. Desde 2008, quando o Brasil foi o país homenageado e houve participação recorde de 34 galerias, não havia um número tão significativo como agora em 2013. A relação brasileira com a feira é histórica. Desde a década de 90 o Brasil vem marcando presença e a ARCOmadrid tornou-se um grande portal de entrada da nossa produção na Europa, comercial e institucionalmente.

Essa promoção de intercâmbios entre diversos profissionais brasileiros e estrangeiros é uma das principais atividades do Latitude hoje, atividade que, sob a nova marca, o programa pretende intensificar.

 “O novo título permite ao projeto operar mundialmente como uma marca global”, explica Mônica Novaes Esmanhotto, gerente do projeto. “O nome Latitude foi escolhido por representar um conceito e traduzir o objetivo do programa, que é conectar as galerias brasileiras ao restante do mundo e ajudá-las a incrementar atividades em território estrangeiro, o que fica claro ao considerarmos o aspecto geográfico que a palavra contém. A latitude liga sul ao norte, conecta pontos distantes e passa por todo o globo”, completa a gerente.

Mônica Esmanhotto destaca que, para este início de ano, está prevista a atualização da Pesquisa Setorial que monitora dados quantitativos e qualitativos das empresas. Estes resultados ajudam a criar estratégias para o desenvolvimento e internacionalização do setor. Além da pesquisa, viagens de imersão em arte, a fim de promover um intercâmbio entre as principais figuras do cenário internacional de arte e as brasileiras, e uma nova identidade visual do projeto, bem como um novo site, são ferramentas estruturantes do trabalho.

Entre os artistas brasileiros que participam da ARCOMadrid estão Sandra Cinto (Casa Triângulo), Adriano Costa e Paulo Nazareth (Mendes Wood), Lourival Cuquinha (Baró Galeria), Hudinilson Jr. (Galeria Jaqueline Martins), Hugo Mendes (Ybakatu), Regina Silveira, Tiago Tibet e Eder Santos (Luciana Brito), e Cinthia Marcelle e Marcelo Cidade, da Vermelho.

A presença das galerias-membro do Latitude em Madri é um desdobramento do sucesso obtido em 2012 pelas galerias do Latitude na Art Basel Miami Beach, feira de arte na qual as galerias tiveram um volume de vendas importante. Um exemplo disso foi o convite feito às galerias Luciana Brito, Mendes Wood, Casa Triângulo e Vermelho. Todas elas participaram recentemente da Art Basel Miami Beach e obtiveram excelentes resultados.

Três galerias também irão participar da seção da feira “Solo Projects”, entre elas a galeria Emma Thomas, que irá exibir um trabalho de site-specific de Erica Ferrari, indicada para o prêmio PIPA 2012 (Prêmio Investidor de Arte 2012), a Galeria Oscar Cruz, que mostra o trabalho de Sebastian Gordin e a SIM Galeria, que traz Delson Uchôa, representante do Brasil na 53ª Bienal de Veneza.

Sobre o Projeto LATITUDE

O Projeto LATITUDE foi  criado em 2007 pela Apex-Brasil em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo e o segmento de galerias nacionais do mercado primário com o objetivo de promover a arte contemporânea brasileira internacionalmente.

Em 2011, a Bienal passa a gerência do projeto para ABACT. Hoje, o projeto ABACT/Apex-Brasil representa 40 galerias de arte contemporânea em sete estados, promovendo o trabalho de aproximadamente 800 artistas. Dentre as galerias, 31 também são associadas à ABACT.

Fonte: Apex-Brasil
Voltar - Início