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07/02/2013
Câmara Árabe fortalece parceria com empresas
 
Em evento realizado nesta quarta-feira, a entidade apresentou dados e perspectivas sobre os mercados árabes e debateu demandas das companhias que têm negócios na região.

São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira promoveu nesta quarta-feira (06) a palestra Cenários Econômicos dos Países Árabes para 2013. Foram apresentados dados financeiros, políticos e de perspectivas de negócios para as nações do Oriente Médio e Norte da África. O evento ocorreu na sede da instituição, na capital paulista, e serviu também de plataforma para discussão das demandas das empresas brasileiras interessadas em entrar ou expandir seus negócios na região.

“É muito importante acompanharmos de perto essas oportunidades nos países árabes para que possamos organizar nossas atividades para este ano”, destacou Marcelo Sallum, presidente da Câmara Árabe, sobre o alinhamento das atividades da entidade com as possibilidades de negócios na região. Entre os eventos de promoção comercial que a entidade irá participar em 2013 estão feiras e missões comerciais, tanto no Brasil como no Oriente Médio e Norte da África.

“O mercado árabe é de extrema importância para a exportação de carne brasileira. A Câmara tem sido nossa parceira nos últimos anos nessa troca de informações. A gente conta com a Câmara Árabe para manter estes mercados abertos e abrir os mercados que ainda não estão”, afirmou Estevão Carvalho, assistente técnico da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), que assistiu a palestra.

Michel Alaby, diretor-geral da entidade, apresentou cenários e oportunidades em mercados já tradicionais na região, como os Emirados Árabes Unidos, e também destacou lugares com negócios ainda a serem explorados. “A região do Curdistão, no Iraque, tem cinco milhões de habitantes e quer se aproximar cada vez mais do Brasil para comprar produtos diretamente daqui”, revelou.

“A ideia de se aproximar da Câmara é para obter apoio para fazermos bons negócios na região”, explica José Fiosi, gerente de exportações da Fanem, fabricante de produtos neonatais. “Já temos distribuidores praticamente em todos os países, mas a gente sempre tem alguns problemas, como fechamento de câmbio, formas de receber carta de crédito, além do apoio que a Câmara da também na documentação que é necessária para a gente fazer as exportações”, diz o executivo.

Laura Gomes, gerente de exportações da Biolab, indústria de produtos farmacêuticos e dermocosméticos, disse que sua companhia está iniciando processo de registro de medicamentos para exportar para Arábia Saudita e Emirados e conta com a ajuda da Câmara Árabe para iniciar seus negócios na região.

“Trazendo informações do mercado, fazendo rodadas de negócios, palestras técnicas relacionadas a registros. Esse é o apoio que a gente espera, principalmente em relação a rodadas de negócios, acho muito importante esse papel”, diz a executiva.

Para Dario Chemerinski, executivo da divisão de alimentos da Global Resources, empresa que presta assessoria de comércio internacional, unindo fornecedores e distribuidores de diferentes países, a Câmara Árabe atua como uma entidade “complementar e participativa” aos negócios de sua empresa.

“A equipe da Câmara está nos ajudando a encontrar fornecedores com interesse em entrar em novos mercados e está nos dando apoio com as companhias exportadoras e contatos do Brasil para outros países”, disse.

Fonte: ANBA
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