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31/01/2013
Empresas do Projeto Orchestra Brasil têm crescimento de 16,8% nas exportações em 2012
 
As exportações das empresas que integram o Projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações de empresas brasileiras fornecedoras da indústria moveleira, uma parceria entre o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), cresceram 16,8% em 2012, na comparação com o ano anterior. O desempenho das participantes é superior ao resultado obtido pelas empresas brasileiras em geral dos mesmos segmentos – insumos, componentes, tecnologia e serviços de design para o setor moveleiro. Essas alcançaram um crescimento de 2,4%.

Os Estados Unidos consolidaram-se como o principal mercado para o projeto no ano passado, com crescimento de 48,6% em relação a 2011. Já a Argentina, que ocupou a primeira posição em 2011, passou a segundo maior destino das exportações, com queda de 3,9% no período. As exportações brasileiras do mesmo segmento para o país vizinho tiveram uma queda ainda maior: 12,9%.

Outros mercados prioritários para o projeto também foram destaque no ano passado, como Chile (65,1%), México (31,9%), Peru (51,4%) e Paraguai (5,8%). Os aumentos nos valores exportados a esses países foram todos superiores às exportações brasileiras dos mesmos produtos. Em contrapartida, as exportações para Uruguai e Colômbia caíram 4,5% e 6,6%, respectivamente. Os mercados prioritários equivalem a aproximadamente 65% do valor total exportado. Quedas foram verificadas principalmente em países da Europa, com decréscimo de 58,4% na Espanha e 29% no Reino Unido.

A presidente do Sindmóveis, Cátia Scarton, indica que o foco no mercado latino-americano será mantido. A projeção de crescimento das exportações em 2013 é de 10%. Entre as ações de destaque, estão o apoio ao Projeto Comprador da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessorios para a Indústria (Fimma Brasil), em março, e a promoção de um Projeto Comprador durante a Copa das Confederações, em junho. Nessa iniciativa, importadores participarão de rodadas de negócios nos dias anteriores aos jogos e serão convidados a acompanhar o evento. “Também vemos como prioridade a promoção do design brasileiro no exterior, com a participação em feiras e prospecção de oportunidades para os estúdios participantes”, pontua a presidente.

O Projeto Orchestra Brasil existe desde  2003 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional de forma sustentável. Isso se dá por meio de apoio estratégico e ações comerciais como o Projeto Comprador, Projeto Vendedor, missões empresariais e participação em feiras de diversos países. Participam da iniciativa cerca de 96 empresas. Os mercados prioritários em 2013 são Argentina, Colômbia, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru e Uruguai. África do Sul, Canadá e Turquia também estão inclusos nas ações do projeto, em âmbito secundário.

Fonte: Apex-Brasil
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