Notícias
31/01/2013
Mercosul e União Européia retomam negociação de acordo comercial
 
Brasília (28 de janeiro) - Ministros dos países do Mercosul e da União Européia decidiram, neste sábado (26), retomar as negociações de um acordo comercial entre os dois blocos econômicos, suspensas desde 2010. Reunidos em Santiago, onde ocorreu a I Cúpula dos Países da América Latina e do Caribe e da União Européia, as autoridades do Mercosul propuseram apresentar uma oferta à União Européia no quarto trimestre de 2013.

A oferta de bens é o termo técnico usado nas negociações para designar a lista dos produtos a serem contemplados no acordo. Os representantes do Brasil nas discussões foram o ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior, e o chanceler Antonio Patriota.

A apresentação da oferta ficou para o segundo semestre para permitir a participação do Paraguai nas discussões. O país estará suspenso do Mercosul até a posse do presidente que será eleito em abril, prevista para agosto. Agora, as conversações foram retomadas com a participação da Venezuela, que passou a integrar o Mercosul no ano passado.

Fonte: MDIC
Voltar - Início