Notícias
23/01/2013
Para imprimir e exportar
 
A Masterink produz máquinas de remanufatura de cartuchos para impressoras. Empresa vende para 35 países, incluindo árabes.
São Paulo – Pequena empresa da cidade de Maringá, no Paraná, a Masterink, fabricante de máquinas de remanufatura de cartuchos e insumos para impressoras, tem seus produtos exportados para 35 países. Entre eles estão os árabes Egito, Omã, Sudão, Emirados Árabes Unidos e Líbano.

A indústria foi fundada em 1999, mas foi em 2010 que as exportações começaram a crescer, quando a empresa decidiu organizar suas vendas externas, que antes eram feitas por um despachante, e contratar uma pessoa apenas para cuidar dos negócios internacionais.

“Fazemos marketing pela Internet. Anunciamos no site [chinês] Alibaba.com, que tem grande divulgação nos países árabes, e também nos sites locais do Google”, conta Marcelle Lima, gerente de Comércio Exterior, sobre como a empresa conquista seus clientes estrangeiros.

A empresa produz máquinas para remanufatura de cartuchos de impressoras à tinta e também a laser, que utilizam toner (pó) para imprimir. “Geralmente, quem compra é quem vai iniciar um novo negócio”, explica Lima. Há muita procura porque é mais barato remanufaturar os cartuchos do que comprar novos”, diz.

Entre os principais mercados da empresa estão países como Peru, Chile, México, Venezuela e Colômbia. Sobre os árabes, ela conta que o cliente dos Emirados atua como representante, e que o cliente do Egito também quer distribuir as máquinas da empresa.
Das 200 máquinas produzidas mensalmente, 10% são exportadas, mas a intenção é aumentar este número. “Esse ano, a gente acredita que vai aumentar o volume de 20% a 30% do que foi exportado ano passado”, revela a gerente.

Lima afirma também que a Masterink quer buscar outros mercados no Oriente Médio. “Queremos entrar na Arábia Saudita, Bahrein, Kuwait e Catar”, diz. Segundo ela, o maior interesse da empresa é em encontrar clientes que queiram também ser representantes.

“Assim, o cliente final vai ter com quem se reportar. As máquinas precisam de manutenção e o cliente precisa de treinamento”, explica. Os manuais das máquinas, ela conta, são escritos em inglês, mas o equipamento é exportado com adesivos de instrução traduzidos para o árabe.

Com 50 funcionários, a Masterink tem um faturamento mensal de cerca de R$ 300 mil.
Fonte: ANBA
Voltar - Início