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21/01/2013
Apex renova convênio com editoras
 
Projeto de promoção da produção editorial brasileira no exterior foi prorrogado por mais dois anos, com investimento previsto de R$ 3,5 milhões.

São Paulo – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL) renovaram convênio para promover a produção editorial do País no exterior. O projeto prevê investimentos de R$ 3,475 milhões para a realização de ações em 2013 e em 2014, de acordo com nota divulgada pelas entidades.

A parceria batizada de Brazilian Publishers existe desde 2008 e reúne atualmente 53 editoras, que publicam livros infanto-juvenis, científicos, técnicos e profissionais, religiosos, além de obras gerais.

Segundo a nota, o objetivo do projeto é incentivar a venda de direitos autorais e livros. As ações promocionais incluem participação das editoras em feiras internacionais, convites para que compradores e formadores de opinião visitem o Brasil, capacitação dos empresários do ramo, realização de estudos e prospecção de mercados.

Nos próximos dois anos, o convênio vai centrar seus esforços na Alemanha, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Estados Unidos, França e México.

Ainda de acordo com a nota, as empresas participantes exportaram US$ 1,65 milhão em livros em 2010, US$ 1,85 milhão em 2011 e US$ 2,4 milhões no ano passado. Em direitos autorais, as vendas somaram US$ 495 mil em 2010, US$ 880 mil em 2011 e US$ 1,2 milhão em 2012. Angola, Colômbia e EUA foram os principais mercados abordados em 2012.

Fonte: ANBA
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