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21/01/2013
Apex-Brasil e CBL renovam projeto Brazilian Publishers
 
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL) assinaram hoje (17/1), em São Paulo, novo convênio para a realização de ações do projeto Brazilian Publishers, que visa à promoção do conteúdo editorial brasileiro no exterior. A parceria receberá aportes de R$ 3,475 milhões para a realização de diversas ações promocionais, ao longo de 2013 e 2014.

O novo convênio entre Apex-Brasil e CBL foi assinado durante o seminário “Exportar é Inovar” – que aconteceu no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. O evento contou com a presença do diretor de negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, e da presidente da CBL, Karine Pansa, além dos executivos responsáveis pelo projeto Brazilian Publishers. No encontro, os empresários do setor tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas desenvolvidas por meio da iniciativa e os produtos e serviços oferecidos pela Apex-Brasil para auxilia-los a entrar ou a aumentar a participação no mercado internacional. Durante o seminário, foi apresentado o case de sucesso em internacionalização da Pallas Editora.

O Brazilian Publishers existe desde 2008 e, atualmente, conta com a participação de 53 editoras dos segmentos Infanto-Juvenil, Científico, Técnico e Profissional, Religioso e Obras Gerais.

“Por meio desta parceria, buscamos posicionar a produção editorial brasileira no exterior, ressaltando a diversidade de conteúdo e a qualidade. Também atuamos para fortalecer o conhecimento das editoras sobre os mercados-alvo, para que elas possam adequar seus produtos, serviços e estratégias a cada situação e, assim, consigam incrementar a presença brasileira no mercado global”, comenta Rogério Bellini, diretor de negócios da Apex-Brasil.

De acordo com a presidente da CBL, Karine Pansa, a iniciativa tem contribuído para estruturar a participação das editoras brasileiras em eventos internacionais, alavancando as vendas e a presença da literatura nacional em mercados estrangeiros. “Hoje, o editor brasileiro sabe melhor como escolher e negociar seus produtos para os diferentes playersinternacionais. Ao ingressarem no projeto, as editoras aprendem principalmente a identificar em seus catálogos o que irão oferecer e para quem oferecer”,explica Karine.
O Brazilian Publishers incentiva a venda de direitos autorais e de livros, por meio da participação das editoras nas principais feiras internacionais, da vinda de compradores e formadores de opinião ao país, da capacitação dos empresários e da realização de estudos de inteligência comercial e de iniciativas para prospecção de mercados.

Em 2013 e 2014, a promoção estará focada nos seguintes mercados alvo: Alemanha, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Estados Unidos, França e México.

Entre as ações previstas para o período, estão a participação nas principais feiras e eventos internacionais do livro, com destaque para Guadalajara (México), Frankfurt (Alemanha) e Bolonha (Itália). Neste ano, a feira do livro de Frankfurt – a mais importante para o setor – terá o Brasil como país homenageado, comprovando o destaque que o conteúdo brasileiro vem ganhando no mundo. O Brazilian Publishers atuará para aumentar a presença de editoras brasileiras na feira, posicionar a imagem do país e gerar novos negócios durante o evento.

Uma das novidades para o biênio 2013—2014 é a contratação de um agente comercial em alguns mercados-alvo, para atuar com os segmentos Científico, Técnico e Profissional e de livros de não ficção. Esse agente vai reforçar a divulgação do conteúdo brasileiro, agenciar o conteúdo junto a potenciais compradores e facilitar as negociações entre os empresários.

Resultados

Nos últimos anos, as empresas integrantes do Brazilian Publishers vêm conseguindo bons resultados no aumento das exportações, tanto de vendas de livros físicos quanto de direitos autorais. Em 2010, elas venderam US$ 1,65 milhão em livros físicos para o exterior. Em 2011, o valor passou para US$ 1,85 milhão e, em 2012, atingiu US$ 2,4 milhões.
Já as exportações de direitos autorais passaram de US$ 495 mil em 2010 para US$ 880 mil em 2011 e para US$ 1,2 milhão em 2012. No ano passado, Angola, Colômbia e Estados Unidos foram os três principais mercados alvo do projeto.

Fonte: Apex-Brasil
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