Notícias
15/01/2013
Cinema do Brasil traz representantes de festivais internacionais para a Mostra de Tiradentes
 
Os programadores participam de debate na 16° Edição da Mostra como convidados do Programa Cinema do Brasil
O Programa Cinema do Brasil, que promove a exportação e a distribuição de filmes brasileiros no exterior, participa da 16ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 18 a 26 de janeiro, na cidade mineira. O programa é o responsável pela vinda de Bernard Payen, da Semana da Crítica, e de Sergio Fant, do Festival de Locarno. Ao lado de outros convidados, eles participarão de um debate sobre o olhar estrangeiro a respeito da produção nacional.

Bernard Payen é programador da Semana da Crítica, mostra paralela do tradicional Festival de Cannes dedicada principalmente à descoberta de jovens talentos. Já Sergio Fant é programador do Festival de Locarno, na Suíça, que tem sido uma janela importante na Europa para filmes independentes brasileiros.

“Um dos nossos objetivos é colocar os cineastas e produtores brasileiros em contato direto com quem idealiza a programação dos principais eventos cinematográficos do mundo”, afirma André Sturm, presidente do Cinema do Brasil, que também vai participar do debate. Sturm ressalta que o Programa Cinema do Brasil é uma parceria do SIAESP com a Apex-Brasil que tem possibilitado o desenvolvimento de iniciativas importantes para o setor, como essa. No caso da mostra de Tiradentes, há ainda uma parceria com a Universo Produção, responsável pela realização da Mostra.

O debate “Um Olhar Sobre o Cinema Brasileiro” acontecerá na terça-feira, dia 22 de janeiro, das 14h30 às 17h, no Cine Teatro do Centro Cultural Yves Alves, sede principal da Mostra Tiradentes. Além de Payen, Fant e Sturm, participam da mesa Diego Marambio Avaria, representante da gerência de assuntos internacionais do INCAA, órgão argentino equivalente à Agência Nacional do Cinema (Ancine); Anne Delseth, programadora da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes; Sandro Fiorin, produtor, agente de vendas e distribuidor da FiGaFilms (EUA); e José Roberto Rocha Filho, representante da Divisão de Promoção do Audiovisual do Ministério das Relações Exteriores (Brasil). A mediação será de Eduardo Valente, assessor internacional da Ancine.

O evento pretende gerar intercâmbio e refletir sobre a imagem do cinema brasileiro, em especial na Europa e nas Américas, além de compartilhar com realizadores, produtores e interessados as expectativas e possíveis colaborações para difundir essa produção contemporânea brasileira no exterior. A entrada é franca e está sujeita à lotação.

A Mostra de Cinema de Tiradentes tem despertado interesse internacional devido à maior participação de filmes nacionais em mostras e festivais estrangeiros. Além disso, a mostra é reconhecida como um evento que privilegia o cinema brasileiro independente e autoral.

Cinema do Brasil

Cinema do Brasil é um programa de promoção e exportação do cinema brasileiro no exterior. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como principal parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos. O Cinema do Brasil conta também com o apoio da Ancine (Agência Nacional do Cinema) e do MRE (Ministério das Relações Exteriores). O objetivo do Cinema do Brasil é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.

Fonte: Apex-Brasil
Voltar - Início