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14/01/2013
Brasileiros participam de feira no Sudão
 
Cinco companhias que irão para a Feira Internacional de Cartum apostam em mercado promissor e oportunidade de conhecer clientes em potencial. Câmara Árabe e Itamaraty organizam estande do País.

São Paulo – Cinco empresas brasileiras irão participar da 30ª edição da Feira Internacional de Cartum, no Sudão, que será realizada entre os dias 14 e 21. Elas irão apresentar seus produtos no estande organizado em parceira entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e o Itamaraty. Vão expor a NSO Borrachas, a trading Montex, a fabricante de equipamentos hospitalares Fanem, a construtora Andrade Gutierrez e a fabricante de máquinas agrícolas Colombo.

Além de expor os produtos, os brasileiros irão visitar empresas locais. Já estão agendadas visitas à Kenana Sugar Company, que produz etanol, açúcar e derivados; ao Dal Group, um conglomerado que atua nos setores de alimentação, educação, serviços médicos, agricultura e imobiliário; ao fabricante de veículos Giad Motor Co.; e ao Byblos Bank. Para as empresas brasileiras o evento é um bom momento, principalmente, para buscar novos parceiros.

O gerente de exportações da Fanem, José Flosi, afirma que a empresa tem um representante no Sudão há dois anos e que as vendas no país são boas. Ele afirma que há chance de aumentar os ganhos. “Não é um mercado ruim. É um país relativamente grande, com uma expectativa de crescimento boa, que tem petróleo e precisa melhorar o sistema de saúde, o que é bom para nós”, afirma Flosi, que irá apresentar a linha de equipamentos neonatais durante o evento.

Além da oportunidade de vender mais, Flosi acredita que há chance de conquistar novos clientes. “Participamos uma vez de uma feira na Síria em um projeto organizado pela Câmara Árabe e tivemos resultados muito bons. Acredito que isso irá ocorrer de novo, porque a Câmara Árabe agenda visitas a hospitais e clientes que podem ser interessantes para nós. Além disso, autoridades visitam esta feira”, disse.

Quem também aposta na feira para fechar bons negócios é o executivo de vendas da trading Montex, Diaa Dawood. A empresa irá apresentar no evento unidades móveis, que são salas e estandes montados temporariamente em eventos.

“Nós temos clientes no Sudão e nos reunimos com eles frequentemente, mas quando participamos de uma feira temos a oportunidade de conhecer em uma semana muito mais gente, mais clientes, do que em uma viagem. A feira nos permite fazer muitos contatos em pouco tempo”, afirmou.

Longo prazo

Diretora administrativa e comercial da NSO Borrachas, Karla de Mello Kalef afirma que a empresa está investindo no Sudão, mas reconhece que os ganhos deverão vir no longo prazo. A empresa participou pela primeira vez da Feira de Cartum em 2012. A partir daquele evento, conheceu possíveis clientes, mas não fechou negócios. Agora voltará ao país para levar produtos e amostras.

“Ir para lá uma vez só não resolve, pois nós temos que conquistá-los. O Sudão tem um mercado promissor, pois precisa de tudo. Acho que é preciso ter paciência, é preciso conquistar a confiança deles. Acredito que demora de quatro a cinco anos para que se possa obter bons resultados lá”, afirmou. Entre os produtos que Kalef irá levar há mangueiras automotivas e pisos de borracha.

O diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, afirma que o Sudão oferece boas chances de negócios. “É um mundo inteiramente novo, que oferece muitas oportunidades para o setor de máquinas, equipamentos e peças de reposição tanto para maquinário como para o setor automotivo”, exemplificou.

Fonte: ANBA
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