Notícias
02/01/2013
Refinaria marroquina recebe US$ 200 milhões
 
A Samir assinou acordo com a Glencore Energy UK para obter o financiamento. Em troca, a empresa do Marrocos exportará petróleo para a britânica.

São Paulo – A refinaria marroquina Samir conseguiu financiamento internacional de US$ 200 milhões, segundo informação divulgada na Maghreb Arabe Presse (MAP), agência de notícias do Marrocos. O montante virá por meio da Glencore Energy UK, apoiada por bancos internacionais como Natixis e Apicorp, e em troca a companhia marroquina exportará parte da sua produção de petróleo para a empresa do Reino Unido.

A Glencore Energy é subsidiária da Glencore International PLC, que é suíça, e atua no fornecimento e entrega de petróleo e gás, principalmente para indústrias. O grupo Glencore como um todo produz e comercializa commodities ao redor do mundo, dividido nas áreas de metais e minerais, energia e produtos agrícolas.

O financiamento da Samir será pago em 24 meses. A principal atividade da empresa marroquina, que tem plantas em locais como Mohammedia e Sidi-Kacem, é o refino de petróleo. A companhia mantém uma subsidiária responsável pela logística de distribuição e armazenamento de produtos, além de possuir participação em várias outras empresas de distribuição, engenharia, treinamento e infraestrutura.

A capacidade de refino da empresa é de 150 mil barris/dia. As possibilidades de armazenamento chegam a dois milhões de metros cúbicos. A Samir é responsável por 85% nas demandas de produtos petrolíferos do Marrocos, segundo informações do seu site. A companhia emprega ao redor de 1.200 pessoas.

Fonte: ANBA
Voltar - Início