Notícias
28/12/2012
Exportação de minério aos árabes cai
 
As vendas da commodity à região recuaram 18% em receita, mas aumentaram 4% em volume. O produto passou o ano com cotações em baixa em função da demanda mundial retraída.

São Paulo – O Brasil reduziu a sua receita com exportações de minério ao mercado árabe nos onze primeiros meses deste ano. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), as vendas do produto para os países da Liga Árabe recuaram de US$2,75 bilhões de janeiro a novembro do ano passado para US$ 2,25 bilhões no mesmo período deste ano. A queda foi de 18%.

As vendas em volume, no entanto, cresceram 4% na mesma comparação, indicando que o Brasil exportou minério a preços menores para os árabes neste ano. Enquanto que nos onze primeiros meses de 2011 as vendas alcançaram 19,6 milhões de toneladas, os embarques deste ano até novembro chegaram a 20,4 milhões de toneladas. O minério é um dos principais produtos da pauta de exportação do Brasil para região.

O movimento do comércio com os árabes, na verdade, reflete a realidade vivida pelo segmento em 2012, de queda de preços. A demanda mundial retraída, principalmente em função da China e Estados Unidos, fez com que as cotações da commodity passassem o ano em baixa. Com a economia mundial desaquecida, há menos produção de máquinas, equipamentos e automóveis e com isso também cai a demanda por aço, feito de minério.

Fonte: ANBA
Voltar - Início