Notícias
21/12/2012
Indústria farmacêutica participa de missão comercial no México
 
As representantes brasileiras Aché, Eurofarma, Hypermarcas e Nortec participaram de reuniões comerciais com 17 empresas mexicanas para efetivação de novos negócios no setor

No fim de novembro, a ABIQUIFI - Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), levou quatro representantes da indústria brasileira à Cidade do México para encontros comercias com 17 empresas mexicanas. Os representantes da Aché, Eurofarma, Hypermarcas e Nortec participaram de 33 reuniões que podem gerar para as empresas um volume de negócios de cerca de US$ 5 milhões para os próximos 12 meses. 

A Missão Comercial Brasil - México foi mais uma das ações do Projeto Setorial de Internacionalização da Indústria Farmacêutica e Farmoquímica para ampliar a participação das empresas da cadeia produtiva farmacêutica e farmoquímica brasileira no mercado internacional e, consecutivamente, aumentar as exportações, a troca de tecnologia e a atração de investimentos para os negócios do setor. 

A programação do evento contou com palestras de abertura sobre o mercado farmacêutico brasileiro e mexicano, além das reuniões entre os mais de 40 empresários presentes. José Correia, presidente da Abiquifi, ressaltou a qualidade das empresas participantes: “Foram selecionadas as empresas mexicanas que possuem o mesmo foco e perfil que as integrantes da delegação brasileira, visando assim proporcionar maior sucesso nos negócios entre ambos os lados”. 

Negócios 

O grande objetivo da Nortec na Missão Comercial foi encontrar parceiros no México para inserir seu portfólio de medicamentos, dando prioridade aos benzodiazepínicos. Para Ricardo Delocco, gerente de Negócios da empresa, o evento atendeu todas as expectativas, principalmente por ter sido realizado em um momento muito oportuno, onde a Cofepris - Comisión Federal para la Protección contra Riesgos Sanitarios está atuando mais fortemente na fiscalização do marco regulatório dos produtos no país. “A ação da Cofepris abre margem para possíveis novos parceiros que atendam às exigências do setor mexicano, e esta é uma oportunidade para as empresas brasileiras de estabelecer contato e se consolidar neste mercado”, afirma Ricardo. 

Os encontros da missão comercial possibilitaram o início de relacionamentos de negócios com potenciais parceiros mexicanos. O evento teve o apoio das entidades: Abifina – Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades, Alanac – Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais, Sindusfarma – Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo, Pró Genéricos – Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Interfarma – Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa. Pelo lado mexicano, apoiam o evento: Canifarma – Cámara Nacional de La Industria Farmacéutica, Anafam – Associación Nacional de Fabricantes de Medicamentos, Canacintra – Cámara Nacional de La Industria de Transformación e a agência de promoção comercial ProMéxico. 

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, cerca de 13 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. 

Sobre a ABIQUIFI

Fundada em 1983, a ABIQUIFI- Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica passou no início de 2010, a se chamar ABIQUIFI - Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos a fim de representar de maneira mais ativa as empresas que se dedicam à produção de adjuvantes farmacotécnicos ou insumos farmacêuticos não ativos.

Em sua nova fase, a ABIQUIFI renova o seu compromisso de lutar, incessantemente, por uma indústria de farmoquímicos e de insumos farmacêuticos mais forte e moderna no Brasil. A Associação congrega empresas do setor farmoquímico e de insumos farmacêuticos, que matérias-primas para medicamentos. Seu objetivo maior é o estímulo à produção de farmoquímicos e de insumos farmacêuticos no País, visando o atendimento da indústria farmacêutica brasileira e participando do esforço exportador nacional.

Fonte: Apex-Brasil
Voltar - Início