Notícias
17/12/2012
Embaixador da Bélgica visita o Porto de Paranaguá
 
Acompanhado do cônsul geral do país e do cônsul honorário, o diplomata conheceu um pouco mais sobre a administração, a operação e o potencial de expansão do terminal paranaense.

Um acordo operacional entre o Porto de Paranaguá e o porto belga de Gent pode ser firmado em breve. O anúncio foi feito na última semana, após a visita do novo embaixador do Reino da Bélgica no Brasil, Jozef Smets. Acompanhado do cônsul geral daquele país, em São Paulo, Didier Vanderhasselt, e do cônsul honorário, em Curitiba, João Casillo, o diplomata foi recebido pela diretoria empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

De acordo com o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, a possibilidade de um acordo operacional vem de um protocolo de intenções extenso anunciado pelos representantes da diplomacia da Bélgica. “A relação do Estado do Paraná com a Bélgica está se estreitando cada vez mais. O país é um dos melhores do mundo em operações portuárias, temos muito que aprender com ele, mas também temos muito a oferecer. O porto de Gent é muito semelhante ao Porto de Paranaguá, muita coisa pode ser feita em parceria”, afirma.

Ainda segundo Fregonese, durante essa visita – com o objetivo de conhecer a realidade econômica do Paraná, os interesses dos belgas foram as operações técnicas, os investimentos previstos (tanto da Bélgica no Estado, quanto dos paranaenses naquele país) e as possibilidades de negócios na área de infraestrutura e gestão. “O que eu posso dizer, com certeza, é que eles saíram muito satisfeitos com as oportunidades apresentadas”, conclui o diretor da Appa.

Este não é o primeiro contato do Governo do Paraná com representantes do governo belga. Os diplomatas visitam o Estado após receberem, na Bélgica, representantes do governo brasileiro.

Bélgica - A Bélgica possui alguns dos mais importantes portos do mundo: portos de Antuérpia, Gent, Zeebrugge, Bruxelas e Liège. Especificamente o Porto de Gent se assemelha ao de Paranaguá por ser um porto especializado em granéis – principalmente cereais e fertilizantes.

Segundo dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, este ano, de janeiro a outubro, os principais produtos exportados do Porto de Paranaguá para a Bélgica foram madeira e manufaturados, papel e derivados e carnes. A carga mais importada de lá foram os fertilizantes/ produtos químicos.

Fonte: APPA
Voltar - Início