Notícias
17/12/2012
Indústria exporta "snack" natural para sauditas
 
A paulista Blue Macaw Flora começou a vender o produto, feito com maçã, açaí, cupuaçu e maracujá, para o país. No ano que vem, a empresa pretende investir no mercado árabe.

São Paulo – A empresa Blue Macaw Flora, fabricante de “snacks” e extrato de frutas e ervas, começou a exportar para a Arábia Saudita e pretende investir para crescer no mercado árabe. Localizada no município de Mauá, na Grande São Paulo, a indústria fez o primeiro embarque para os sauditas na metade deste ano. Foram cerca de 400 quilos de Frootiva, “snack” de frutas crocante lançado há um ano e meio pela empresa.

“Acreditamos muito nesse mercado, é um mercado muito bom para esse produto, não tem lá e é saudável, eles gostam”, afirmou Ana Tovazi, sócia da Blue Macaw Flora. O Frootiva é uma espécie de cereal matinal saudável e natural. São cubinhos de maçã seca que podem ser cobertos por açaí, cupuaçu ou maracujá granulados. Há a opção dos três sabores. A venda para a Arábia Saudita foi feita em embalagens de 30 gramas.

A exportação ocorreu por meio de um distribuidor que trabalha para a Blue Macaw Flora e é de Santos, que tem bons contatos entre os sauditas. Tovazi acredita na continuidade das vendas para aquele mercado, mas afirma que a empresa ainda não investiu na região e pretende fazer isso a partir do segundo semestre de 2013. A ideia é aproveitar missões, rodadas de negócios ou feiras com participação brasileira.

A produção da marca Frootiva é de seis a oito toneladas mensais e as exportações ainda absorvem pouco do total, conta Tovazi. A Blue Macaw Flora fabrica também extrato seco de produtos como guaraná, erva-mate, catuaba, marapuama, açaí e acerola. São pós usados pela indústria de alimentos e bebidas. Nesta área, a capacidade de produção da empresa é de mais 50 toneladas ao mês e as exportações somaram 50 toneladas em 2012. Os principais mercados são EUA, Alemanha, França, Austrália e Canadá.

A Blue Macaw Flora começou suas operações em 2009 e foi criada por Tovazi e Marina Salama. As duas se conheceram em uma multinacional onde trabalharam, Tovazi na área de exportação, importação e atendimento ao cliente e Salama em vendas e marketing. A empresa nasceu com foco nos mercados interno e externo. Atualmente toda a produção do Frootiva é própria e parte da fabricação dos extratos é terceirizada. A matéria-prima, frutas e ervas, vem principalmente do Norte do Brasil.

Fonte: ANBA
Voltar - Início