Notícias
14/12/2012
Um bilhão de turistas viajaram em 2012
 
Número é recorde e segue na contramão da crise internacional. Europa foi o continente que mais enviou e mais recebeu turistas neste ano.

São Paulo – O turismo mundial registrou um recorde: um bilhão de pessoas já viajaram para outros países em 2012 até esta quinta-feira (13). Em comunicado, a Organização Internacional do Turismo (UNTWO), que é uma agência das Nações Unidas, afirmou que o turismo continuou a crescer mesmo em um cenário de crise econômica e afirmou que isto mostra a força do setor turístico na economia mundial.

De acordo com dados da UNTWO, o turismo emprega um em cada doze funcionários, gera 9% do Produto Interno Bruto (PIB) global e é responsável por 8% das exportações dos países menos desenvolvidos. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cada emprego gerado no turismo abre 1,5 vaga em outra área.

Em 2012, 53% dos turistas que cruzaram fronteiras eram da Europa, 22% eram da Ásia, 17% vieram das Américas, 4% do Oriente Médio e 3% da África. A Europa também foi o destino da maioria dos turistas (51%), enquanto 22% foram para a Ásia, 16% para as Américas, 6% para o Oriente Médio e 5% para a África. Ainda segundo a instituição, 51% dos turistas viajaram a lazer, 27% para visitar familiares e 15% eram turistas de negócios.

O levantamento também mostra que quase metade dos viajantes partiram de países emergentes. Nos anos 1980, menos de 25% dos viajantes vinham destes lugares. Em 2011, a UNTWO registrou 982 milhões de turistas, um aumento de 4,6% sobre os 939 milhões de 2010, que já representavam crescimento de 6% sobre 2009. A expectativa é que o crescimento, em 2012, fique entre 3% e 4% sobre o fluxo de turistas de 2011.

O secretário-geral UNTWO, Taleb Rifai, afirmou que chegar a esta marca é um “marco” e observou que o movimento internacional de turistas pode influenciar o destino para o qual viaja. “Suas atitudes contam. Essa é a nossa mensagem para um bilhão de turistas. Por meio de ações corretas e escolhas, cada turista representa uma oportunidade para um futuro mais justo, inclusivo e sustentável”, afirmou. A UNTWO afirmou que não tem como saber onde e quando a marca foi alcançada, mas escolheu a data simbólica de quinta-feira (13) para celebrar o recorde e a cidade de Madri, na Espanha.

No Brasil, o turismo também está em alta, conforme dados do Ministério do Turismo. Em 2011, o setor cresceu 6% no País, o dobro dos 3% da média global. Gera aproximadamente 2,8 milhões de empregos e é responsável por 3,7% do PIB.

Fonte: ANBA
Voltar - Início