Notícias
12/12/2012
Masiero quer exportar para mercado árabe
 
Indústria gaúcha de calçados fez embarques para a Arábia Saudita e pretende continuar vendendo na região. Empresa exporta para 20 países e reposicionou sua marca com produtos mais exclusivos.

São Paulo – A indústria de calçados Masiero, do município gaúcho de Três Coroas, quer vender para os países árabes. A empresa chegou a embarcar dois pedidos para a Arábia Saudita no ano passado, com 1.200 pares, e pretende buscar novos contatos para continuar vendendo para a região. “É um ótimo mercado, queremos vender para lá, o país é muito rico, tem potencial de consumo”, afirma a gerente de Marketing, Andrea Masiero, sobre os sauditas.

A Masiero fabrica entre dois mil e 3,5 mil pares de calçados por dia e a exportação absorve de 15% a 20% deste volume. Os embarques internacionais vão principalmente para Estados Unidos, Canadá, Itália, Rússia, Venezuela, Equador, Dinamarca, Turquia e Portugal. No total, relata Andrea, entre 15 a 20 países recebem os calçados da marca. A Arábia Saudita foi o único país árabe que chegou a comprar da Masiero e adquiriu modelos mocassins.

A gerente de Marketing acredita que há boas perspectivas de aumentar as exportações como um todo no ano que vem, já que a Europa vem dando sinais de melhora no consumo. “Aos poucos o mercado europeu está se recuperando. Alguns clientes já estão querendo ver a coleção de inverno”, conta Andrea. Para vender lá fora, a empresa ou seus agentes costumam participar de feiras internacionais, além da Couromoda e da Francal, mostras que ocorrem em São Paulo, mas que recebem grande número de importadores.

A Masiero produz calçados femininos de couro. Até o lançamento da coleção de verão, o foco eram os calçados de conforto, mais tradicionais. Os produtos eram desenhados por um escritório terceirizado. No alto verão, porém, já começaram a chegar às vitrines alguns modelos dentro da nova proposta da empresa, de investir mais em moda e características exclusivas. A Masiero agora tem estilista próprio, Rogério Mello, e além de sapatilhas, sandálias, tênis e chinelos, produzirá botinhas e calçados de saltos altos e saltos médios.

Os calçados chegam a todas as regiões do Brasil, mas há um forte consumo no interior paulista. De acordo com Andrea, uma das metas da empresa é investir mais na região Nordeste, onde o mercado ainda não foi tão explorado. Os calçados custam, em média, R$ 70 a R$ 80 para os lojistas. A Masiero também fabrica bolsas. A empresa é familiar e foi fundada há 30 anos. A produção é toda concentrada na unidade em Três Coroas, onde trabalham 400 funcionários diretos.

Fonte: ANBA
Voltar - Início