Notícias
12/12/2012
Apla e Apex-Brasil movimentam mercado agrícola entre Brasil e Peru
 
Hoje será o último dia das rodadas de negócios entre empresas brasileiras e estrangeiras.

O primeiro dia do evento “Biocombustíveis: Tecnologia de Produção e Processamento da cana-de-açúcar” organizado pelo Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), através do Projeto Sugarcane Bioenergy Solution, trouxe excelentes resultados para o setor sucroalcooleiro tanto no Brasil quanto no Peru.

A abertura das rodadas de negócios realizada em Chiclayo, no Peru, aconteceu ontem (6 de dezembro) com a presença do embaixador do Brasil no Peru, Carlos Alfredo Lazary Teixeira que, em recente entrevista falou da política de integração de cadeias produtivas e da internacionalização das empresas brasileiras ao buscar insumos, mão de obra e equipamentos de produção no Peru, assim podendo estabelecer maior nível de competitividade e acesso a mercados fora do continente, graças ao acordo de livre comércio com o Peru.

Com presença de empresas brasileiras, empresários Peruanos e convidados internacionais vindos da Argentina, Equador e Colômbia, o diretor executivo do Apla, Flavio Castelar selou acordo de cooperação entre a entidade e a Tecsup – organização educacional líder em tecnologia – com o objetivo de fomentar a formação de profissionais, bem como serviços de consultoria, pesquisa e aplicação de tecnologia para o setor sucroalcooleiro no Peru.

O mercado bilateral Brasil-Peru, no setor sucroalcooleiro tem uma crescente alta nas negociações nos últimos três anos em que evento é realizado no País. Segundo Castellar, apenas uma usina peruana apresentou o plano de investimento que chega a U$ 23 milhões na área agrícola e U$ 60 milhões na área industrial.

Na programação foi promovida também apresentação do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) com Dr Mauro Xavier sobre tecnologias agrícolas e diretores do Engenho Pucala expuseram os planos de investimentos para os próximos anos.

O evento com palestras e rodadas de negócios ficou consagrado neste ano com as participações de 11 engenhos dos 12 engenhos peruanos e com presenças do Dr Jorge Rodriguez, presidente do Grupo Glória (cinco engenhos) e do Dr Edwin Oviedo, presidente do Grupo Oviedo (dois engenhos). Nos dois dias do evento, mais de 250 pessoas participaram das atividades.

Fonte: Apex-Brasil
Voltar - Início