Notícias
06/12/2012
Reunião do Conselho do Mercado Comum deve definir aspectos técnicos sobre a inclusão da Venezuela
 
Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e representantes dos países que  integram o Conselho do Mercado Comum (CMC) se reúnem durante toda a manhã de hoje (6) para discutir uma série de aspectos técnicos referentes à inclusão da Venezuela no bloco. A previsão é que sejam definidos os pontos sobre a Tarifa Externa Comum (TEC) e as contribuições que serão repassadas pela Venezuela ao grupo.

O CMC deve definir, por exemplo, a abertura do mercado da Venezuela para o Mercosul e todos os detalhes que envolvem o tema. Em relação à adoção da TEC pela Venezuela deve ser definido um projeto de convergência, que atenda aos interesses dos venezuelanos e dos demais integrantes do Mercosul. A média da TEC do Mercosul é atualmente é 12,5%.

Também será discutido no conselho o valor da contribuição da Venezuela para os vários órgãos do Mercosul, como a Secretaria-Geral do bloco, o orçamento a ser aplicado e o Fundo de Convergência Estrutural do grupo (Focem), que destina à execução de projetos comuns.

Por volta das 13h30, Patriota oferecerá um almoço aos ministros das Relações Exteriores do Mercosul, Estados Associados e dos países convidados. Em seguida, ocorrerá a segunda parte das reuniões do Conselho do Mercado Comum.

Com a adesão da Venezuela ao Mercosul, o bloco corresponde a 72% do território da América do Sul – aproximadamente três vezes a área da União Europeia. Com os venezuelanos, o Mercosul passa a contar com Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,32 trilhões. A população chega a 275 milhões de habitantes.

Fonte: Agencia Brasil
Voltar - Início