Notícias
06/12/2012
Argelinos negociam produtos brasileiros
 
Grupo que distribui móveis, eletrodomésticos e que tem supermercados no país árabe se reúne com tradings em busca de novos fornecedores.

São Paulo – Representantes do grupo argelino Touati se reuniram na manhã desta quarta-feira (5) na Câmara de Comércio Árabe Brasileira , em São Paulo, com quatro tradings brasileiras em busca de fornecedores. Durante as reuniões, os empresários negociaram a compra de eletrodomésticos, móveis de madeira e alimentos.

Os argelinos já havia visitado a Câmara Árabe na última sexta-feira (30). Na ocasião, o representante do grupo, Samir Boubaar, afirmou que a empresa deseja ampliar a quantidade de fornecedores e disse à ANBA que as companhias brasileiras têm potencial para concorrer com os atuais fornecedores do Groupe Touati, que são da China, Turquia e Egito. Entre os principais produtos que a empresa procura há alimentos e cosméticos, mas busca também outros materiais.

No encontro desta-quarta (30), os empresários negociaram com a Lex Trading a importação de mármore branco produzido no Espírito Santo. Já a Keep Trading pode exportar aos argelinos cosméticos para cabelo para uso por profissionais ou para serem vendidos no varejo. A Global Resources negociou o fornecimento de óleo de soja, sucos e bolachas aos argelinos. Já a Bassam Brasil tratou da exportação de móveis de madeira e produtos da linha branca.

Nenhuma das empresas fechou negócio com os argelinos, mas o trader da Bassam Brasil, Vinícius Garcia, acredita que as negociações poderão evoluir nos próximos dias. “Temos uma experiência boa com a exportação de fogões feitos no Brasil para o mercado africano e isso pode se repetir coma Argélia. O Brasil é muito forte na produção e nos preços que pratica na venda de fogões. Eles se interessaram muito porque temos uma qualidade superior e um preço competitivo ao que hoje é praticado pela China”, disse Garcia.

O trader também acredita que a linha de estantes e racks de madeira poderá fazer sucesso na Argélia. “Vendemos muitos desses produtos no Kuwait e acho que há uma demanda grande por eles também na Argélia”, disse Garcia, que também atende clientes nos Emirados Árabes Unidos.

O Groupe Touati importa e distribui bens de consumo, alimentos e materiais de construção e também vende em lojas próprias. A sede da empresa fica em Setif, cidade a aproximadamente 280 quilômetros de Argel. Além de fornecedores do Egito, Turquia e China, a empresa compra parte dos produtos que distribui do Grupo Cevital, um dos maiores do país, e do qual também é concorrente. A empresa importa entre US$ 2 milhões e US$ 3 milhões em bens de consumo todos os anos.

Fonte: ANBA
Voltar - Início