Notícias
06/12/2012
MDIC organizará missão empresarial à Etiópia em 2013
 
Brasília (5 de dezembro) – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior vai organizar uma missão empresarial à Etiópia em 2013, disse nesta quarta-feira o ministro Fernando Pimentel, em encontro com o ministro das Finanças e do Desenvolvimento Econômico do país, Sufian Ahmed.

“Temos o maior interesse em ampliar e fortalecer nossos laços com a Etiópia. Reconhecemos a importância do país não apenas para a região, mas para o mundo, dada a sua relevância histórica”, afirmou Pimentel, ao lembrar a descoberta de Lucy, fóssil de um dos mais antigos ancestrais do ser humano moderno, naquele país.

A missão será organizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimos (Apex-Brasil) e as embaixadas dos dois países. O ministro sinalizou o interesse do Brasil de não só investir na infraestrutura do país, financiando empresas brasileiras interessadas, mas também de elevar as trocas comerciais. A missão, segundo ele, será uma porta de entrada para isso. “Vamos avaliar a nossa pauta de importações e ver onde é possível estabelecer parcerias para elevar também a compra de produtos etíopes”, afirmou.

O ministro Sufian Ahmed expressou a necessidade de investir em infraestrutura, principalmente em logística, e lembrou que o país tem crescido, em média, 10% ao ano nos últimos dez anos. Também citou oportunidades de investimento em petróleo e gás, este último, segundo afirmou o ministro etíope, com reservas já comprovadas. Ainda não há data definida para a missão, mas a expectativa é de que ela ocorra entre março e maio do ano que vem.

Fonte: MDIC
Voltar - Início