Notícias
29/11/2012
1° SIMBRACS é aberto em Brasília
 
Brasília (28 de novembro) – Foi aberto, na tarde desta quarta-feira (28), o 1° Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (SIMBRACS). O evento reúne autoridades dos setores públicos e privado e será referência no debate sobre comércio, logística e serviços no Brasil.
 
Coordenado pela Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o encontro integra o Plano Brasil Maior (PBM) e o Plano Plurianual (PPA) do governo federal.
 
Na abertura, o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, destacou que o SIMBRACS é um espaço de diálogo entre o governo federal e o setor privado, e que tem como objetivo concretizar ações e políticas públicas que auxiliem na construção de um ambiente de negócios favorável diante de desafios como capacitação, acesso ao crédito, comércio exterior, tecnologia, inovação, informação e desburocratização.

Otávio Camargo, diretor-executivo da ABDI, reforçou a importância dos parceiros na realização do evento. “São especialistas que estão aqui voluntariamente com o foco de discussões construtivas em diversos segmentos. O Brasil é protagonista de uma agenda global de destaque”, apontou.
Com a participação de ministérios e agências do governo federal, secretarias estaduais e municipais, juntas comerciais, representantes do Poder Legislativo, de entidades do setor privado, de trabalhadores, empresários, acadêmicos e convidados internacionais, o 1° SIMBRACS é uma oportunidade inédita para conhecer e aprender com as experiências de líderes do setor.

Participam do encontro nomes como Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza; Enéas Pestana, presidente do Grupo Pão de Açúcar; Luiz Barretto, presidente do Sebrae; Marisol Argueta, diretora-sênior do Fórum Econômico Mundial; João Alziro Herz da Jornada, presidente do Inmetro; Wasmália Bivar, presidenta do IBGE; e Abdel-Hamid Mandouh, diretor de Serviços da Organização Mundial do Comércio.

Do governo, Marco Antonio de Oliveira, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação; Juliana Pereira, secretária Nacional de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça; Carlo Simi, secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego; e Valdir Moysés, secretário-executivo do Ministério do Turismo, integram mesas e painéis.

Em paralelo às reuniões oficiais do Plano Brasil Maior e aos painéis, estão programados os seguintes eventos:

• 27° Encontro Nacional de Registro de Comércio – com representantes de parceiros da Redesim e presidentes das juntas comerciais;
• Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Consedic);
• Plenária do Fórum Permanente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte;
• Reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Serviços;
• Reunião da comissão do Siscoserv (Receita Federal do Brasil e SCS/MDIC) com o setor privado;
• Encontro entre empreendedores e investidores sobre oportunidades de investimentos no setor terciário brasileiro, organizado pela SCS/MDIC, Apex-Brasil e Consedic;
• Painel internacional sobre políticas públicas para comércio exterior de serviços, com a participação de embaixadas e convidados internacionais.

Fonte: MDIC
Voltar - Início