Notícias
29/11/2012
Cada milhão de dólares exportado gera mais de 190 empregos, diz Andrade Gutierrez
 
Brasília (28 de novembro) - Mais de 190 empregos são gerados por cada milhão de dólares exportado na área de serviços. Esta estimativa foi apresentada por Luiz Jordão, diretor de Financiamentos Estruturados da Andrade Gutierrez, nesta quarta-feira, durante o 1° Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (SIMBRACS). “Esperamos que, com o Sisconserv, possamos ter dados ainda mais representativos sobre a importância do setor de serviços na balança comercial”, afirmou Jordão.

A declaração foi feita durante o painel “A dinâmica internacional do setor de serviços”. Ele se referia à entrada em operação do Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv), sistema desenvolvido pelo MDIC e pela Receita Federal e que tem semelhanças com o Siscomex, que mede em tempo real o comércio internacional de bens e mercadorias no Brasil e permite a divulgação regular de estatísticas.

Também sobre a exportação de serviços, a diretora de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, Regina Silverio, disse que a instituição está investindo no mapeamento de serviços que são agregados durante as exportações. “Isso gera valor e vemos que tem um elevado potencial para ser explorado”, observou.

Para o ministro Luiz Cesar Gasser, chefe da Divisão de Negociações de Serviços do Ministério das Relações Exteriores, o Brasil tem capacidade para agir de forma mais ofensiva no comércio internacional de serviços, inclusive no sentido de atrair investidores estrangeiros. Segundo Gasser, o governo tem buscado auxiliar o setor privado através de negociações internacional e da elaboração de marcos regulatórios que permitam manter a competitividade do País. “O desafio global é colocar o setor de serviços na agenda de negociações internacionais. Este segmento ainda não está sendo bem atendido”, disse.

A diretora sênior do Fórum Econômico Mundial comemorou o fato de o Brasil ter subido 12 posições no ranking internacional de competitividade enquanto o diretor da divisão de Comércio e Serviços da Organização Mundial do Comércio (OMC), Abdel-Hamid Mamdouh ressaltou que “o setor de serviços é determinante para o crescimento de qualquer economia”.

Fonte: MDIC
Voltar - Início