Notícias
30/11/2012
Para perfumar e exportar
 
A cooperativa Ecocitrus produz óleo de cascas de frutas orgânicas que é vendido para perfumaria da França. Ela também fabrica sucos e já os embarcou para Dubai.
São Paulo – Uma cooperativa gaúcha vem crescendo e aumentando suas exportações com a produção orgânica. A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), cuja sede fica na cidade de Montenegro, cultiva tangerinas, laranjas e uvas de forma orgânica e as transforma em sucos e óleos essenciais, parte dos quais é vendida no mercado externo. Já houve embarques para Dubai.

Na safra deste ano, a Ecocitrus deve produzir 2,1 milhões de quilos frutas e no ano que vem a estimativa é colher 2,5 milhões de quilos, de acordo com o gerente comercial da cooperativa, Alceu Henz. O cultivo é levado adiante pelos associados em sete municípios da região do Vale do Caí. E a produção é feita na unidade da cooperativa, em Montenegro, que é a mais importante cidade da região e onde está a maioria dos agricultores.

A Ecocitrus produz tangerinas verdes, maduras, sucos de tangerina, de laranja e de uva, além de óleos essenciais extraídos da casca dos cítricos. O óleo pode ser usado na fabricação de perfumes ou como aroma de bebidas e alimentos. A cooperativa também faz compostagem. Ela recebe resíduos que são transformados em adubo orgânico para uso nas lavouras de associados. A compostagem é uma técnica de decomposição de material orgânico.
Os produtos exportados são os sucos e o óleo essencial. O óleo é vendido para a França, que o usa na produção de perfumes, segundo Henz. O país europeu absorve 95% do produto e os demais 5% ficam com o mercado interno e vendas externas ocasionais. O suco já foi exportado para Itália, Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A venda para Dubai ocorreu há um ano. O mercado externo absorve 40% da produção de sucos.

A estratégia da Ecocitrus para crescer no mercado externo é a participação na Biofach, feira de produtos orgânicos que acontece anualmente na Alemanha. A cooperativa participa todos os anos. “E todo ano a tendência é crescer mais”, fala o gerente comercial, a respeito dos resultados da participação na Biofach. Ele conta que atualmente, um dos mercados que vem se abrindo muito para a Ecocitrus, é o dos Estados Unidos, para onde foram feitas vendas a partir da participação na Biofach.

A Ecocitrus foi criada em 1994. Ela surgiu a partir de um grupo de agricultores associados à Harmonicitrus, que resolveram se voltar para o cultivo de orgânicos. Atualmente a cooperativa tem 104 associados, entre colaboradores e produtores rurais. No mercado interno, a produção da Ecocitrus vai principalmente para escolas. A cooperativa é de pequeno porte.

Fonte: ANBA
Voltar - Início