Notícias
28/11/2012
Ministro defende ampliação da integração produtiva entre Brasil e Argentina
 
Buenos Aires (27 de novembro) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, defendeu hoje a ampliação da integração produtiva entre Brasil e Argentina. “O que já fazemos no setor automotivo é o exemplo da integração que devemos estender a outros setores”, disse, na noite desta terça-feira, em discurso que encerrou o primeiro dia da 18ª Conferência Industrial Argentina, em Cardales, na Região Metropolitana de Buenos Aires.

Para uma plateia de empresários brasileiros e argentinos, Pimentel disse que os países do Mercosul podem tornar-se o terceiro maior mercado do mundo para “todo e qualquer produto”, atrás somente de China e Estados Unidos, se trabalharem conjuntamente.

O ministro ressaltou que o Mercosul deve aproveitar o momento de profunda transformação do tecido industrial mundial para deixar de ser apenas fornecedor de commodities. “Não que esse papel (de fornecedor de commodities) seja pouco importante, mas ele deve ser a base para colocarmos nossas economias no século 21”, apontou.

A ministra da Indústria da Argentina, Débora Giorgi, disse que os países do Mercosul devem apostar na integração e na inovação para conquistarem mais espaço no mercado mundial. Além disso, na avaliação da ministra, os países da região devem trabalhar para comprar mais da própria América Latina, aumentando o fluxo comercial entre os países do subcontinente.

Fonte: MDIC
Voltar - Início