Notícias
28/11/2012
Bento Gonçalves sedia amanhã Encomex Empresarial
 
Brasília (28 de novembro) – Nesta quinta-feira (29/11), às nove horas da manhã, terá início, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, o Encomex Empresarial. O evento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), deve reunir no parque de eventos Fundaparque (Rua Alameda Fenavinho, n° 481) mais de 900 inscritos entre empresários e interessados em assuntos relacionados ao comércio exterior.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas hoje no site do Encomex:www.encomex.mdic.gov.br ou amanhã no local do evento. Durante todo o dia, as palestras e oficinas vão informar e atualizar os participantes sobre assuntos de interesse dos pequenos e médios empresários que querem conhecer formas de iniciar exportações ou melhorar suas vendas para o exterior.

Na elaboração da programação do Encomex Empresarial Bento Gonçalves foi levada em conta a vocação regional da Serra Gaúcha onde são destaques a produção de uva e vinho, móveis, calçados, cutelaria, tecidos, confecções, semijóias, e os setores metal mecânico e de turismo.
Realizado pela Secex em diversas regiões do país, o Encomex Empresarial tem o objetivo de fomentar a cultura exportadora e estimular a participação do empresariado brasileiro no comércio internacional, com a divulgação de informações sobre exportação, mecanismos de apoio ao exportador, oportunidades de negócios e informações referentes à logística e financiamento.

Programação

A solenidade de abertura, a partir das nove horas da manhã, contará com a presença da secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, que abrirá o painel ‘O Brasil no Mercado Mundial’, com participação de empresários. Em seguida, o secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Emilio Garofalo Filho, fará a palestra ‘Como lidar com o câmbio nas exportações diante das incertezas externas’. À tarde, a partir das 14h, o público poderá participar de oficinas setoriais e temáticas, seguidas de debates com os palestrantes. Os temas das oficinas serão:

• Exportação: o caminho para a competitividade;
• Inovação: caminhos para diferenciação e acesso a mercados internacionais;
• Design e Embalagem: inovação na prática do comércio exterior;
• Ferramentas de Apoio ao Exportador Brasileiro;
• Brasil Global Net: ligando o exportador ao mercado internacional;
• Barreiras Técnicas: superando os desafios para acesso aos mercados;
• Mecanismos de financiamento ao Comércio Exterior;
• Entendendo os procedimentos do Drawback, um estímulo a mais para exportar;
• Logística em comércio exterior e os desafios para a exportação;
• Cenário, Perspectivas e Oportunidades de Negócios para a América do Sul;
• Ações de Promoção Comercial da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento;
• Oportunidades de Negócios na Colômbia, Peru e Bolívia;
• Acordos Comerciais e Sistema Geral de Preferências; e
• Como avaliar a competitividade na exportação.

Atendimento e Rodada de Negócios

O Encomex Empresarial Bento Gonçalves também será uma oportunidade para os empresários esclarecerem dúvidas específicas sobre comércio exterior e resolver pendências com os especialistas da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC. O balcão do MDIC funcionará das 10h às 18h. Para agendar o atendimento, os empresários que já se inscreveram no Encomex Empresarial Bento Gonçalves devem preencher um formulário (disponível no site:www.encomex.mdic.gov.br) e encaminhá-lo para os e-mails: encomex@mdic.gov.br e elina.chang@mdic.gov.br.
Também fazem parte da programação as Oficinas de Negócios Brasil Trade (Rodada com Tradings), organizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A agência promoverá ainda o Encontro de Negócios Brasil Trade (Projeto Comprador), onde as empresas brasileiras terão a oportunidade de se reunirem com compradores internacionais dos setores de alimentos e bebidas, vitivinícola, móveis, metal mecânico, semijóias, têxtil, coureiro calçadista e cutelaria. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail:apexbrasil@apexbrasil.com.br. Além disso, quem participar do Encomex Empresarial Bento Gonçalves poderá trocar experiências com empresas exportadoras e instituições parceiras que terão estandes no showroom do evento.

Apoio Institucional

O Encomex Empresarial Bento Gonçalves é promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Apoiam o evento, no estado, o Governo do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Bento Gonçalves, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul (Movergs), o Centro Gestor de Inovação Moveleiro (CGI), o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a Associação de Turismo da Serra Nordeste de Bento Gonçalves (Atuaserra), a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme), a Universidade de Caxias do Sul (UCS), o Fundaparque e a Rede Dallonder.

Fonte: MDIC
Voltar - Início